Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 23/12/2018 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Conheça a relação entre o cigarro e a fadiga

Um homem está sentado no sofá, respirando profundamente. No centro da imagem, se lê "#cuidardevocê".

Todos já conhecem os malefícios do fumo para a saúde, já que o cigarro contém substâncias tóxicas e cancerígenas, além de ser fator de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares como o infarto, a trombose, o acidente vascular cerebral, entre outras doenças relacionadas ao pulmão.


Já o cansaço excessivo sentido por quem fuma pode ser explicado pela alta concentração de monóxido de carbono na circulação sanguínea, que acaba disputando espaço com o oxigênio para a formação de ligações com a hemoglobina. Com a baixa concentração de oxigênio no sangue, o fumante sente a fadiga de forma mais intensa.


Além disso, várias substâncias presentes no cigarro aceleram o processo de liberação de energia pelo organismo, fazendo com que haja uma perda energética desnecessária. A nicotina também causa uma diminuição dos níveis de oxigênio no sangue, ocasionando a piora dos sintomas da fadiga.


Quer parar de fumar ou conhece alguém que queira? Sabia que a Unimed Porto Alegre oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar? Clique aqui e confira a oficina Viver Bem Sem Cigarro Especial*. 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4004-2040.


*Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou número de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.




Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores