Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 23/01/2019 - Notícias; Gerenciamento em Saúde

 10 Mitos e verdades sobre o glúten

Duas jovens conversam em um restaurante enquanto comem uma pizza. Na parte inferior, está escrita a hashtag “#cuidardevocê".

Será que o glúten é realmente o vilão da dieta? Para ter uma vida saudável é preciso ingerir mínimas quantidades desta proteína? Saiba agora!


1 - O glúten faz mal à saúde?

Mito! É possível manter uma dieta equilibrada ingerindo glúten. Ele só faz mal a quem possui alergia ou intolerância à proteína.


2 - Dieta livre de glúten ajuda a perder peso?

Mito! Não é a ausência de glúten  que emagrece. Porém, isso pode acontecer com qualquer dieta na qual há corte de calorias. Tirando o glúten da alimentação, a pessoa não come pães, pizzas, bolachas e outros alimentos ricos em gorduras e carboidratos. isso pode ajudar no início mas não é a melhor estratégia para emagrecer.


3 - Glúten pode causar inflamações?

Verdade! Mas apenas em pessoas suscetíveis a terem a doença celíaca.


4 - Consumir muito glúten faz a pessoa virar celíaca?

Mito! Não é o consumo de glúten que faz alguém virar celíaco, mas sim a predisposição genética.


5 - Alimentos sem glúten ficam menos macios?

Verdade! O glúten dá elasticidade à massa, retém a umidade e proporciona maciez. Por isso, pães, massas, pizzas e qualquer alimento à base de glúten é mais macio.


6 - Comer glúten causa alzheimer?

Mito! Há alguns neurologistas que recomendam a eliminação do glúten da dieta para evitar doenças como alzheimer, ansiedade e depressão. Porém, não há estudos que comprovem essa afirmação. A literatura científica vem mostrando que a proteína pode potencializar sintomas de esquizofrenia e autismo, mas isso também não é uma regra.


7 - A obesidade tem alguma relação direta com o consumo de glúten?

Mito! Mesmo caso da questão anterior: não há estudos que comprovem essa afirmação.


8 - Cortar o glúten por conta própria é saudável?

Mito! Nunca corte essa proteína do cardápio sem procurar um médico. Se você fizer uma dieta equilibrada, o glúten traz benefícios para a saúde. Ele ajuda a controlar a glicemia e os triglicérides, aumenta a absorção de vitaminas e minerais, melhora a flora intestinal e deixa o sistema imunológico mais forte.


9 - Produtos de beleza também podem conter glúten?

Verdade! É o caso de hidratantes à base de aveia, por exemplo. Medicamentos também podem conter glúten.


10 - O glúten é essencial à saúde?

Mito! Apesar de ser uma ótima proteína se consumida em quantidades equilibradas, nenhum ser humano necessita de glúten para viver. A zeína, uma proteína presente no milho, pode substituir o glúten da dieta. Algumas farinhas também podem substituir preparações que possuem glúten, como farinha de arroz, milho, amêndoas, macadâmia, coco e amaranto.


Lembre-se: tudo em excesso faz mal! Use o bom senso e não abuse do glúten.


Você conhece as nossas oficinas do Viver Bem? Lá você pode conferir diferentes workshops e cursos com essas e outras dicas de alimentação saudável. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades*. Ou entre em contato pelo telefone 4004 2040.


*Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou número de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.


Comentários

Maria da Glória Abreu - 23/01/2019 09:55
Importante informação. Ajudou muito, como sempre. Muito obrigada.

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores