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 03/12/2018 - Notícias

 6 dicas infalíveis para ganhar mais tempo no dia a dia

Uma garota de óculos está sentada e escrevendo numa agenda. No canto da imagem se lê "#adoteessaprática".

Umas das principais reclamações das pessoas é a falta de tempo. E o maior problema que leva as pessoas a perderem esse precioso bem é a falta de planejamento. Por conta disso, preparamos algumas dicas simples para uma administração de tempo que garanta mais horas no seu dia. Confira!


1. Organização é o primeiro passo

Muitos afazeres e não sabe por onde começar? Primeiro, compre uma agenda e veja qual o dia ideal para resolver aquela pendência. Tendo noção de tudo que precisa ser feito um dia antes é mais fácil para se organizar com horários e assim ter mais tempo no seu dia.


2. Faça uma lista de prioridades

Sabe quando você se esquece daquela pendência urgente e precisa do dobro de esforço e tempo para resolvê-la? Acontece. No entanto, acontece com quem não lista suas prioridades. Listá-las é ter organização sobre como resolvê-las e, assim, solucionar no tempo correto. Dessa forma vai sobrar tempo!


3. Trabalho no trabalho

Muitas pessoas já estão acostumadas a trabalhar fora do expediente. Isso se torna comum de tal forma que, em vez de se concentrarem e resolverem tudo naquele tempo de trabalho, acabam por resolver suas pendências em casa.


É importante delimitar quais os horários do trabalho e quais os horários destinados à família. Com isso, pode-se até mesmo ter mais concentração e produtividade no trabalho, tendo em vista que você irá condicionar sua mente a resolver tudo naquele determinado período, e depois vai sobrar tempo para sua família.


4. Aprenda a dizer não

Vivemos em um mundo onde não cabe a frustração. Dessa forma, pouco aprendemos na infância a recebermos e darmos “não”. Há ausência disso no nosso repertório comportamental. Além disso, O “não” nos traz a ideia, por vezes, de algo negativo e ruim, de falta de educação ou respeito, de ser do contra, de não ser cooperativo ou de que você está fechando as portas de uma relação. Mas não é nada disso. Quando um colega de trabalho chamar para ir almoçar fora, mas você está cheio de afazeres, não hesite em dizer um “não”.


Através do reconhecimento de prioridades e da incorporação do não cortês em nossa rotina, o tempo passa a ser mais abundante e você passará a gerenciá-lo melhor.


5. As redes sociais estão roubando o seu tempo

O grande vilão do século XXI são as redes sociais. Elas agem como “ladrões” do tempo, nos dispersando e fazendo com que nos condicionemos a elas. É importante delimitar o tempo que se passa nas redes sociais. Uma dica simples é desativar notificações do seu celular. Sem aquela notificação de instante em instante, você vai esquecê-las aos poucos, tendo mais tempo para resolver suas pendências, administrando-o corretamente.


6. Conhecer a si mesmo

Não adianta nada listar tudo que se deve fazer e se organizar corretamente se você não consegue acordar às 6h. Por isso, é importante se conhecer para que haja uma boa administração do tempo. Saber em qual momento você rende mais, em qual consegue ter mais concentração, que horas acorda e que horas dorme. Com o autoconhecimento fica mais fácil planejar e seguir todas as dicas que demos neste post.

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