Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 26/10/2020 - Alimentação; Gerenciamento em Saúde

 A combinação perfeita: arroz e feijão

Imagem de uma tigela com arroz, feijão e uma folha de tempero verde. Na parte inferior da imagem está a hashtag #cuidardevocê.

​Arroz com feijão. Só de pensar já dá vontade, não é? Além de saboroso, o prato preferido do brasileiro é a combinação perfeita para a base de uma alimentação saudável. O tradicional "Pê-éfe" carrega essa dupla de alimentos de origem vegetal, que complementam um ao outro com maestria. 

Do ponto de vista nutricional, podemos dizer que o arroz é uma fonte importante de carboidratos, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais. Combinado ao feijão, eles constituem também fonte de proteína de excelente qualidade. 

O arroz é o principal representante do grupo dos cereais no Brasil. Seu consumo mais frequente é na mistura com o feijão. Mas sendo um alimento extremamente versátil, ele também é consumido em preparações com legumes, verduras, ovos e carnes, bem como em receitas como risoto, arroz à grega, arroz de cuxá, arroz carreteiro e galinhada.  Além dos pratos salgados, o arroz também é ingrediente de doces tradicionais brasileiros como o arroz de leite.

E o feijão não fica para trás. Para quem está acostumado apenas com o feijão de caldo, saiba que essa leguminosa vai bem como tutu à mineira, feijão-tropeiro, feijoada, sopa de feijão, hamburguer, bolinhos, saladas e serve até mesmo como base para o famoso acarajé. Vale lembrar que o Brasil é riquíssimo em variedade de feijões! Alguns exemplos são o preto, branco, mulatinho, carioca, fradinho, feijão-fava e feijão-de-corda.

É difícil mesmo bater de frente com a força deste super combo. Por aqui deu até fome, e você, já vai preparar o seu arroz com feijão?



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores