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 09/07/2019 - Alimentação

 A importância da vitamina C no inverno.

Foto de mulher bebendo um suco de laranja. No centro da imagem está escrita a hashtag #cuidardevocê.

​A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água, primordial para a saúde e manutenção da vida humana. Pode ser encontrada em frutas, verduras e legumes. Separamos a quantidade média da substância a cada 100g de alimento. Confira: 


  • Brócolis: 89mg

  • Pimentão: 80,4mg

  • Couve-flor: 48mg

  • Repolho: 36,6 mg

  • Espinafre: 28mg

  • Tomate: 14mg

  • Acerola: 1.067mg

  • Goiaba: 228mg

  • Caju: 219mg

  • Kiwi: 93mg;

  • Laranja e limão: 53mg

Mas o que a vitamina C faz no corpo?

Reduz espécies reativas de oxigênio, tendo assim um alto poder antioxidante, atuando na melhoria do sistema imunológico. Além disso, tem o poder de evitar o envelhecimento da pele e a perda da função celular, por ser essencial na produção natural de colágeno pelo organismo. Ou seja: é ótima para manter a pele mais saudável e radiante. ​​​

A vitamina C também aumenta a biodisponibilidade de ferro não heme, aquele de origem vegetal, prevenindo a anemia. Só vantagens! Mas é preciso consumir de maneira adequada. ​

É sempre melhor ingerir de sua fonte natural. Opte por alimentos menos industrializados. Prefira comer a fruta a tomar um suco de caixinha. Quando for cozinhar os vegetais, a melhor maneira é a vapor para manter maior concentração de vitamina C. As indicações de consumo diárias variam entre 15mg e 90mg, dependendo da idade.


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