Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 25/01/2019 - Notícias; Saúde da Criança

 A importância de brincar com os filhos

Um pai brinca de levantar seu filho com as pernas, enquanto está deitado no sofá.

A maior parte das crianças é submetida a uma rotina. Ir à escola, estudar, alimentar-se corretamente, dormir cedo e brincar com os amigos aos finais de semana. Alguns pais subestimam a importância das brincadeiras para os pequenos sem saber que, sem lazer, as crianças não conseguem se desenvolver plenamente. É preciso reservar alguns momentos do dia para priorizar a diversão. Além de deixar a criança mais feliz, as brincadeiras influenciam positivamente na coordenação motora, incentivam a criatividade e a busca por soluções de problemas, promovem a empatia e trabalham a paciência.

O ato de brincar também é benéfico à saúde mental, principalmente quando conta com a participação dos pais.  São com os adultos que as crianças iniciarão o processo de aprendizagem em relação à compreensão do mundo, seus próprios sentimentos, empatia e conceitos morais. A partir de uma relação entre pais e filhos bem estruturada e segura, as crianças também iniciam a desenvolver autoconfiança. O filho vai saber que pode sempre contar com os pais, não importa o motivo. Ter os pais por perto é fundamental.

Uma infância com estímulos externos e brincadeiras apropriadas a cada etapa de desenvolvimento contribui para a formação de uma personalidade íntegra e completa. Vocês podem brincar juntos com fantasias, faz de conta ou jogos. Como a linguagem da criança ainda está em construção e sua expressão verbal é primária, ao brincar, ela também irá aprender e desenvolver a socialização e a autonomia, além de expressar sentimentos e desejos.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores