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 29/01/2019 - Notícias; Atividade Física

 A importância do descanso nas atividades físicas

Homem deitado na grama, de olhos fechados e com fone de ouvido conectado ao celular. Ele está com as duas mãos na cabeça.

Uma boa noite de sono é absolutamente fundamental para quem pratica exercícios. Noites mal dormidas, além de comprometerem o ânimo e a energia para o dia seguinte, minam seu projeto de saúde. É preciso descansar bem para a rotina de treinos ser completa.

Os efeitos de uma boa noite de sono são sentidos ainda mais pelos praticantes de musculação. Durante o período noturno, após um dia de treino intenso, ocorre o aumento da produção do GH (hormônio do crescimento). Este hormônio tem um efeito anabólico, sendo fundamental para aumentar a síntese de proteínas e consequentemente a massa muscular. Dormir faz com que as reações catabólicas (degradação) sejam minimizadas e as reações anabólicas (síntese) maximizadas, trazendo benefícios a esportistas e atletas. Se houver excesso de treino e pouco sono, os músculos podem entrar em processo de catabolismo e acabar diminuindo em vez de aumentar. Isso também pode causar fraqueza e diminuir a imunidade. O segredo do ganho de massa muscular não está no excesso de musculação e sim em uma suplementação adequada.

Na ausência de um descanso adequado, quem pratica esportes tem a sua energia reduzida. A privação do sono diminui a capacidade do organismo em armazenar glicogênio – energia necessária, sobretudo, para os treinos de resistência. Além disso, dormir pouco faz com que o atleta tenha reflexos menos precisos e tome decisões mais lentamente. É um ciclo: quem dorme melhor tem mais disposição para praticar atividades físicas, e quem se exercita regularmente tende a dormir com mais qualidade. O sono é fundamental e sem dúvida um importante indicador de qualidade de vida!  

Se você pretende ter um treino ainda mais personalizado, não esqueça de procurar um profissional da educação física. Apenas um personal trainer pode avaliar seu caso com precisão e indicar qual o tempo ideal de descanso.  Além é claro, de consultar seu médico antes!


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