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 07/06/2019 - Alimentação

 Alimentação para preservar os rins

Mãos de uma pessoa cortando alimentos em uma tábua.

Você já parou para pensar no quanto os nossos rins são importantes para a nossa saúde? Embora sejam pequenos, esses órgãos têm muito mais poder do que a gente imagina. Não é à toa que os rins são conhecidos como os maiores filtros do nosso organismo: eles têm a capacidade de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e de água do nosso organismo, produzir hormônios que previnem a anemia e doenças ósseas. Só por essas características, já deveríamos dar atenção a esses órgãos para saber se estão funcionando bem.


Aposte na alimentação natural

A prevenção de doenças renais pode estar mais perto do que você imagina — no seu prato, mais precisamente. De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins.
Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água  — ajuda os rins a trabalhar melhor. Quer saber se está ingerindo a quantidade ideal de líquidos? Observe a urina. Se ela estiver escura, é sinal de que é preciso aumentar o consumo de água.


Fique longe de junk food​​

Alimentos processados: carnes processadas, como salsicha, linguiça e presunto, além de sucos em pó e biscoitos recheados. Segundo a Fundação Pró-Rim, esses alimentos perderam as características naturais e nutricionais e são ricos em açúcar, sódio e misturas químicas que melhoram o sabor e aumentam o tempo de conservação dos alimentos, mas sobrecarregam os rins.

Sódio: o consumo de sal está diretamente associado ao aumento da hipertensão, que sobrecarrega o funcionamento dos rins. Logo, ao controlar o sódio da alimentação e frear o consumo de alimentos industrializados, você pode prevenir a pressão alta e, de quebra, preservar os rins.

Açúcar: ele está presente em quase tudo, principalmente nos alimentos industrializados e não apenas no seu café adoçado ou na sua sobremesa. Além de levar à obesidade e ao desenvolvimento do diabetes, o açúcar ainda pode prejudicar o funcionamento dos vasos dos rins, do coração e do cérebro. Por isso, prefira o açúcar natural das frutas e evite o consumo de adoçantes artificiais que também podem sobrecarregar os rins.​​



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