Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 25/03/2021 - Gerenciamento em Saúde

 Aprenda a controlar uma crise de ansiedade

A foto mostra uma mulher sentada em uma cadeira. Ela está olhando para o lado enquanto segura uma xícara.

Crise de ansiedade ou ataque de pânico é um momento de extrema manifestação de ansiedade com sensação de intenso medo ou desconforto que se desenvolve e atinge seu pico num intervalo de tempo curto (poucos minutos) e que pode estar associado a Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Pânico ou outras condições psiquiátricas. Alguns dos sintomas são:

  • Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
  • Sensação de garganta fechada;
  • Suor;
  • Tremores;
  • Falta de ar;
  • Sensação de desmaio;
  • Náusea ou desconforto abdominal;
  • Formigamentos;
  • Dor ou desconforto no peito;
  • Calafrios e sensação de calor;
  • Sentimentos de irrealidade;
  • Sensação de afogamento ou sufocação;
  • Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);
  • Medo de perder o controle ou enlouquecer;
  • Medo de morrer.

O fator desencadeante destas crises pode ser aparente ou não. A diferenciação deste quadro de outros quadros cardíacos, neurológicos, metabólicos ou respiratórios demanda avaliação médica. Num momento de crise, você pode e deve utilizar as estratégias (e eventualmente medicamentos) prescritos pelos profissionais de saúde que estão lhe acompanhando. Mas algumas condutas gerais podem ser tomadas para amenizar esses eventos:

  1. Procure um local seguro, calmo e privado;

  2. Fique em uma posição confortável que possa relaxar, mesmo que seja sentado ou agachado;

  3. Feche os olhos, puxe o ar profundamente e expire lentamente pela boca, utilizando o seu diafragma para a respiração. Repita isto durante alguns minutos, tentando focar a sua atenção em algum ponto que desvie sua atenção de seus sintomas;

  4. Comunique seu médico sobre o evento para orientações.

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores