Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 18/01/2019 - Notícias; Saúde Mental

 Aprenda a dizer não

Mulher jovem está olhando para baixo e fazendo anotações em um post-it. Há vários post-its grudados no vidro.

Você pode até não perceber, mas talvez esteja colocando os desejos dos outros acima dos seus. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, visto que demonstra empatia e solidariedade. Ser uma pessoa que se importa com o bem-estar alheio é incrível. Mas você já experimentou fazer o que gosta? Dizer não para o que lhe faz mal? Aprender a negar certas coisas demonstra amadurecimento emocional e amor-próprio. Se você tem dificuldades em dizer não para os outros, confira as dicas:

  • Você não precisa ser uma pessoa ríspida. Fale não com gentileza e de forma direta. Não há nada de errado em não aceitar algo e você não precisa pedir permissão para isso.

  • Negação não significa rejeição. Só porque você não aceitou o pedido de alguém, não quer dizer que você rejeita a pessoa ou a está expulsando da sua vida. Nem tudo é pessoal. É importante manter isso em mente para não gerar conflitos e para não se sentir culpado.

  • Pare de tentar agradar os outros. Muitas vezes achamos que as pessoas estão nos julgando, quando na verdade elas nem estão prestando atenção. Além disso, o que a aprovação de outro ser humano muda na sua vida? Nada, não é? Então agrade a você mesmo. Faça o que gosta, fique rodeado de pessoas que você admira, procure sempre por boas energias.

    O que os outros pensam está na cabeça deles e não vai modificar o seu jeito de ser.

  • Estabeleça prioridades. É ótimo pensar nos outros e querer praticar o bem. Mas também não é saudável comprometer a sua agenda de compromissos para satisfazer outras pessoas.


Gostou das dicas? Que tal começar a colocar em prática? Você pode continuar sendo uma pessoa agradável e simpática mesmo quando diz não. Não aceite situações constrangedoras, ambientes tóxicos ou pessoas que não querem o seu bem. Dizer não significa que você se respeita. Coloque-se em primeiro lugar!


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores