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 16/01/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Aprenda a fazer uma desintoxicação digital

Foto de uma mulher sorrindo e olhando para o lado, enquanto segura um celular. No centro da imagem temos a hashtag #cuidardevocê

A tecnologia está tão presente na nossa vida que, antes de darmos um bom-dia a alguém, já olhamos o celular e não é só para desligar o despertador. Mesmo depois de um dia inteiro de trabalho, antes de fechar os olhos é para o celular que desviamos a atenção, seja para dar aquela última olhada nas redes sociais, fazer uma pesquisa ou checar as últimas notícias.


Tamanha é a nossa dependência do smartphone, que uma pesquisa realizada com brasileiros concluiu que 52% deles não conseguem ficar um dia inteiro longe do aparelho celular; 16% dos entrevistados apontam que o uso do celular atrapalha no âmbito profissional. Segundo relatos de 16% dos internautas, até o relacionamento com a família é afetado; 12% revelam serem prejudicados quando estão dirigindo e recebem ligações/mensagens; e 6% apontam que o uso recorrente do smartphone atrapalha até a vida sexual.


Governo lança campanha detox

Preocupado com o uso indevido e excessivo das tecnologias, o governo federal lançou em 2019 o Programa Reconecte, com o propósito de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral. A ideia reúne uma série de projetos em diversos eixos, com a finalidade de promover ações que vão desde a educação nos diversos aspectos da dignidade humana até as que visam uma reeducação tecnológica, fortalecendo relações sociais reais, em especial com a família, incentivando o uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente.


Dicas para fazer o detox digital

Desligar-se do celular e das redes sociais é mais difícil do que se imagina, porque há um hábito a ser vencido. Mas existem maneiras de se desconectar da vida digital e curtir a vida real. Confira:

  •  Estabeleça um momento para desligar-se do mundo digital. Pode ser aos finais de semana ou em determinada hora do dia. O importante é a frequência de não estar conectado a nenhuma rede virtual. Assim, você faz desse ato um novo hábit

  • Seja persistente. Nenhuma mudança ocorre da noite para o dia, e o mesmo vai acontecer com seu “processo de desintoxicação”. Não conseguiu ficar mais de uma hora sem o celular? Ok, amanhã você treina por mais tempo

  • Dê atenção aos seus interesses e sentimentos. Conhecer-se a si mesmo ajudará a entender essa necessidade de estar conectado o tempo todo. E estar consciente é o primeiro passo para entender que podemos viver sem o mundo digital

  • Diga adeus às notificações. Elas muitas vezes se transformam em um grande sofrimento. Receber uma notificação atrás da outra impede a concentração e interrompe nossas conversas com as pessoas presentes. Mantê-las ativadas com o tempo todo pode gerar ansiedade e uma maior preocupação

  • Tenha planos alternativos. Convide um amigo para um café, leia um bom livro, pratique algum esporte ou, simplesmente, ocupe seu tempo livre com alguma atividade que você gosta.​


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