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 28/12/2020 - Atividade Física; Gerenciamento em Saúde

 Benefícios do pilates

Imagem de uma mulher sentada em cima de uma bola de pilates de costas enquanto segura um pano com as duas mãos esticadas.

​​O pilates é uma modalidade de exercícios que trás muitos benefícios para nosso corpo. Busca o controle dos músculos, fortalecendo a musculatura e melhorando o tônus e o core e, ainda, aumenta a flexibilidade do corpo, aumenta a força e melhora a postura. 

O método tem como objetivo ligar corpo e mente Os instrutores de pilates podem analisar as necessidades do corpo de cada um e fazer exercícios especiais para cada um. Isso é muito importante para obter resultados completos e também, para conhecer melhor o seu próprio corpo.

Os benefícios são vários, mas conheça alguns deles:

  • Melhora da saúde mental: Além dos exercícios feitos para o corpo, exercícios de respiração, alongamento e relaxamento são ótimos para a mente, melhorando estresse e ansiedade;

  • Auxilia durante a gestação: Promove um parto saudável, facilita a oxigenação do bebê e ensina a mãe a como controlar a expiração e inspiração durante as contrações por causa dos exercícios de respiração, conecta a mulher com as transformações do seu corpo. É importante lembrar que os exercícios devem ser adaptados para cada trimestre da gestação e devem ser executados de forma lenta e controlada;

  • Ótimo exercícios para os idosos: Na terceira idade, o corpo perde massa muscular e óssea, o que pode acarretar em doenças na coluna, nas articulações e no coração. O pilates ajuda a fortalecer os músculos e articulações, além de os exercícios serem de baixo impacto e com poucas repetições, o que evita desgaste;

  • Ajuda contra a hipertensão: O pilates traz benefícios para os hipertensos já que melhora a circulação sanguínea.  Como trabalha com os membros inferiores e superiores ao mesmo tempo, a circulação é ativada nessas áreas. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro;

  • Ajuda no tratamento de doenças neurodegenerativas e sequelas motoras: É necessária uma boa avaliação do aluno portador de doença neurodegenerativa ou com sequela motora para que um treino específico para ele seja montado. Mas, com os exercícios certos e no tempo correto, podem surgir vários benefícios como redução das alterações motoras, facilitar a independência e melhorar a qualidade de vida;  

  • Emagrecimento: Uma prática mais pesada de pilates, com poucas pausas e com bastante dedicação, podem ajudar no emagrecimento, mas deve ser combinado com uma alimentação balanceada e com exercícios aeróbicos. Mas, o que é certo, é que o pilates melhora a autoestima, já que aumenta o controle sobre o seu corpo fazendo com que você acredite mais em sua capacidade física, define a silhueta e faz com que você tenha mais vitalidade e disposição;

  • Para as crianças: Hoje em dia, as crianças ficam cada vez mais dentro de casa em seus computadores e celulares, o que leva ao sedentarismo. O pilates pode ser ótimo para elas se for combinado de diversão e criatividade para despertar seu interesse pela prática. Alguns dos benefícios para elas são, melhora a postura, a concentração, o sono, aumenta os níveis de atenção, melhora a flexibilidade e os movimentos, reduz o sedentarismo, diminui o estresse, dentre outros tantos benefícios.

Na nossa Agenda Viver bem você encontra exercícios de pilates toda terça para você fazer na sua casa e não deixar de se exercitar na quarentena. Para saber mais e ter acesso a outros conteúdos acesse: ​http://unimed.me/Wa27D.

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