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 27/09/2018 - Alimentação Saudável

 Carboidratos e seus benefícios para a saúde

Um pão integral redondo em cima de uma tábua à mesa e a hashtag #cuidardevocê ao centro.

O termo "dieta sem carboidrato" está entre os mais pesquisados na internet, de acordo  com dados captados em um buscador de pesquisas. Isso evidencia o interesse por um comportamento que tem sido incentivado por diversas revistas e sites de beleza do país. Nestes canais, celebridades mencionam ter perdido quantidade considerável de peso ao deixar de ingerir alimentos ricos em carboidrato. Porém, o Ministério da Saúde alerta que “é importante desassociar a ideia de que a alimentação equilibrada e que faz bem para o organismo impõe restrições a alguns grupos de alimentos”.  

O carboidrato é um nutriente que integra o grupo dos alimentos energéticos, importante para gerar energia para o organismo funcionar bem. Sem a ingestão dele, o corpo recorre à alternativa de retirar energia de outros nutrientes, como das proteínas. Porém, as proteínas têm a função de construir e regenerar os músculos, então “sem o carboidrato, é possível ganhar energia com a proteína, mas a musculatura poderá ser prejudicada”, explica o Ministério da Saúde.  

Atenção! Existem tratamentos médicos em que há necessidade de retirar o carboidrato da dieta, porém, o paciente precisa ser acompanhado por uma equipe médica para que a saúde não seja afetada. 

Ingerir carboidrato engorda?

A resposta varia, pois, assim como ocorre com outros grupos de alimentos, diversos fatores contribuem para o aumento de peso, como quantidade de alimento ingerida, horário de consumo e qual o acompanhamento. A tapioca, por exemplo, é altamente nutritiva, faz parte do grupo de carboidratos e é benéfica à saúde. Porém, se consumida de forma inadequada pode gerar malefícios ao organismo. É o caso de acrescentar ao recheio itens gordurosos, como manteiga, queijo amarelo, leite condensado ou chocolate.  

Outro fator importante é o tipo de carboidrato ingerido. Os pães, as massas e os bolos são ricos em carboidratos, mas é aconselhável consumir com moderação e optar pelas versões integrais.

Abaixo listamos alimentos que são fontes de carboidratos complexos e são indicados no Manual de Nutrição, da Sociedade Brasileira de Diabetes, confira:  

Tubérculos: batata-doce, inhame, mandioca.
Cereais e derivados: arroz, macarrão, pães e biscoitos integrais, centeio, cevada, milho, aveia, tapioca, cuscuz, polenta, pipoca.
Leguminosas: feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja.




Comentários

Marcia campos - 30/09/2018 16:41
Muito bom.

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