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 14/05/2019 - Alimentação

 Carboidratos para ganhar massa muscular

Uma mulher sorridente segurando uma garfada de macarrão. No centro do card está escrito a hashtag #cuidardevocê.

​​​É comum associarmos o ganho de massa muscular às proteínas e a treinos intensos. Claro que está correto. Esses dois fatores são essenciais para queimar gorduras e adquirir massa magra. Porém, muitas pessoas acabam deixando os carboidratos de lado e, assim, não têm um resultado tão efetivo. Os carboidratos são importantes fontes de energia para nosso organismo e nutrem as células do sistema nervoso central.


Simples x Complexos

Para entender melhor como al​​guns carboidratos podem ajudar no ganho de massa muscular, é preciso saber algumas características. Existem os carboidratos simples e complexos. A primeira categoria é digerida e absorvida rapidamente, fazendo com que se sinta fome logo após a refeição. Esta classe de alimentos produz um aumento da taxa de glicose no sangue e energia imediata. São exemplos: mel, açúcares, balas, arroz branco, macarrão, pão branco, compotas, refrigerantes e biscoitos. Por outro lado, os complexos são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. Isso faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. São mais nutritivos pois oferecem maior número de vitaminas, fibras, e minerais. Fazem parte deste grupo: arroz, macarrão e pães integrais, grão-de-bico, maçã, batata-doce, sementes, vegetais e mandioca.


Carboidratos x Massa magra

Agora que você já entendeu a diferença entre os tipos de carboidratos, vamos explicar a importância desta classe para o ganho de massa magra. Antes de se exercitar, é fundamental que seu corpo tenha disposição, não é? Por isso, consuma carboidratos complexos. Eles vão fornecer energia e manter você sem fome por mais tempo. Assim, durante seu treino, terá mais fôlego e menos cansaço. Seu organismo irá absorver a energia necessária para continuar em movimento. Muitas pessoas têm medo dos carboidratos após os treinos e focam apenas na proteína. Saiba que os carboidratos são essenciais e, sem eles, todo o esforço pode desandar. Depois da atividade física, chega a hora de recuperar a energia gasta. Seu corpo estará sedento por algo que forneça energia rapidamente. Se você não oferecer isso e consumir apenas proteína, o organismo irá utilizar os alimentos protéicos para reabastecer a energia. Então, o que fazer? Se seu objetivo é a hipertrofia (crescimento dos músculos), é ideal consumir uma porção de carboidrato simples (para o corpo utilizá-la como energia) e um alimento de alto valor proteico (assim a proteína cumpre com sua função e não vira glicose).


Lembramos que essa orientação não substitui o acompanhamento de um profissional especializado em nutrição. Não faça nenhuma dieta sem a supervisão médica! Cada corpo é um corpo. Ou seja, nem sempre você terá os resultados iguais ao de outra pessoa mesmo que realize as mesmas práticas.


Caso você queira mudar sua alimentação e começar a adquirir hábitos saudáveis, conte com a gente. Você pode conferir nossa agenda de atividades sobre alimentação saudável aqui: http://bit.ly/2vnOzbI. Esperamos você!​​​




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