Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 08/10/2020 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Idoso

 Casa Segura: Saiba como evitar quedas em casa

Imagem de um homem e uma mulher idosos se abraçando e sorrindo. Ele está sentado à mesa e ela está de pé.

​Nosso plano é cuidar de você em todas as idades. Por isso, reunimos aqui uma série de dicas para auxiliar quem tem mais de 60 anos a evitar um problema comum nessa idade: as quedas. 


Entradas, garagens e escadas

  • Mantenha as áreas de entrada cobertas, evitando que a chuva e o mau tempo estraguem o piso. 

  • Considere a instalação de sensor de presença que acenda automaticamente a lâmpada quando uma pessoa se aproxima da porta.

  • Mantenha as passagens livres de folhas molhadas e lixo. 

  • Se usar bengala, coloque nela uma ponteira de borracha para que não escorregue. 

  • Cuidado ao abaixar-se e levantar-se para pegar objetos do chão, evitando tontura resultante de pressão baixa. 

  • Tenha sempre uma lanterna de mão, caso falte luz. 

  • Se na sua casa existem escadas, coloque um corrimão fixado na parede ou no chão para você se apoiar. 

Sala 

  • Retire objetos soltos e espalhados pelo chão para não tropeçar: fios, pisos com tacos soltos, sapatos, brinquedos, vasos de plantas, mesas, banquinhos, animais de estimação, tapetes, etc. 

  • Cuidado com o piso de sua casa: não deixe molhado, nem utilize cera ou produto que dê polimento para que ele não fique escorregadio, tornando-se uma armadilha perigosa para fazer você cair. 

  • Coloque fitas adesivas antiderrapantes próprias sob tapetes, passadeiras e capachos, para que fiquem bem fixos ao chão. 

  • Evite fios de aparelhos eletrônicos atravessados na área de circulação. 

Quarto 

  • Mantenha os números de emergência (de hospitais, pronto-socorro, ambulância, etc) bem ao lado do telefone na sua mesa de cabeceira. 

  • Caso não possua telefone sem fio, que possa ser deslocado para o quarto, leve seu celular. 

  • Prefira se vestir sentado, ao invés de ficar em pé, para ajudar a manter o equilíbrio. 

  • Insira lâmpadas fotossensíveis que brilham no escuro, nas passagens e em pontos estratégicos do quarto e nos corredores. 

  • Evite tapetes ao redor da cama. 

  • Sempre tenha uma luz acesa quando for levantar para ir ao banheiro 

  • Ao acordar, sente-se na cama e levante-se devagar. É uma forma de evitar tonturas devido à queda de pressão. Se você tem tonturas e acorda para urinar muitas vezes durante a noite, converse com seu médico.​

Banheiro 

  • Os tapetes de seu banheiro devem ter ventosas aderentes e resistentes para mantê-los fixos no chão. Coloque um tapete dentro e outro fora do box. 

  • Coloque os cabides para as toalhas próximos à pia e ao chuveiro. Assim você terá menos chances de molhar o chão, evitando escorregar. 

  • Barras de apoio dentro e fora do box darão mais segurança para a hora do banho. 

  • Se necessário, use uma cadeira ou banco próprios para banho dentro do box. 

  • Um vaso sanitário mais elevado e alças de apoio nas laterais facilitam a utilização. 

  • Não tranque a porta do banheiro. 

  • Teste a temperatura da água antes de entrar no box ou na banheira. Use termômetro próprio para água, se necessário. 

Cozinha

  • Dê preferência a fazer sentado suas tarefas rotineiras de cozinha. 

  • Se for necessário encher uma panela de água, deixe-a no local onde vai ser utilizada, e use uma xícara para encher a panela aos poucos. Assim, você evita carregar a panela muito pesada. 

  • Use uma colher apropriada, um coador de metal ou uma peneira para retirar os legumes ou o macarrão da água quente, ao invés de levar a panela para escorrer. 

  • Mantenha os números de emergência bem ao lado do telefone ou grudados com ímãs de geladeira. 

  • Nunca use líquidos inflamáveis para nenhum outro propósito senão o adequado ao produto; nunca traga esses líquidos para dentro de casa e muito menos para a cozinha. 

O que você pode fazer para prevenir quedas?

  • Pratique exercícios físicos regularmente, sempre com orientação médica - é bom para fortalecer seus músculos e ossos. 

  • A boa visão é fundamental para evitar quedas. Mantenha sempre em dia a avaliação da sua visão. 

  • Consulte regularmente o seu médico para revisar os remédios que você usa. 

  • Tenha uma vida social ativa. Mantenha suas atividades, saia de casa, movimente-se e divirta-se, sempre com segurança. 

  • Diminua seu ritmo: não tenha pressa para atravessar a rua, utilizar transporte urbano, bem como subir e descer do ônibus, carro ou lotação quando estiverem devidamente parados. 

  • ​Use calçados com saltos baixos, fechados e com solado antiderrapante. 

  • Ao sair para compras utilize sacolas de ombro, a tiracolo ou carrinhos com rodas, e deixe as mãos livres caso precise de apoio. 

Existem outros alimentos ricos em cálcio além do leite? 

Claro que sim! O leite é riquíssimo em cálcio, e por isso é tido como a principal fonte do mineral. Além do leite podemos encontrar cálcio em iogurtes fortificados, no brócolis, feijão branco, couve-manteiga, sardinhas, castanha-do-pará, queijos e espinafre. Como pode haver diferença na biodisponibilidade do cálcio em fontes vegetais, pode ser necessária orientação profissional para garantir aporte adequado a pessoas que não consumam leite ou derivados.​

tabela cálcio.jpg


Gostou das dicas? Então participe das oficinas online do Programa Viver Bem. Clique aqui e confira a agenda completa.​


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores