Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 15/12/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Chega de reunião online? A fadiga de encontros virtuais já é uma realidade

Imagem de uma mulher sorrindo e acenando em frente ao computador. Na parte inferior da imagem está a hashtag #cuidardevocê.

​​A nova realidade da pandemia fez com que todas as nossas rotinas sofressem diferentes adaptações. Reuniões de trabalho, aulas e festas passaram a ser feitas em aplicativos de videoconferência. Mas já existem muitas pessoas cansadas desses tipos de encontros virtuais, e não é para menos.

Passamos muito mais tempo em frente a tela do computador do que em qualquer outro momento da história recente. No campo acadêmico, já existem pesquisas que apontam para uma nova síndrome: a Zoom Fatigue ou Fadiga do Zoom. Os especialistas apontam que a comunicação por vídeo demanda uma atenção ainda maior, visto que por conta das conexões, nem sempre estamos em sincronia. 

Em conversas presenciais, a comunicação acontece também de forma não verbal, através da linguagem corporal por exemplo. Já nas reuniões online é preciso estar atento ao que está sendo dito 100% do tempo. A possibilidade de conversar no chat e abrir outras abas durante a reunião tornam isso tudo ainda mais complicado. 

Mas o que podemos fazer para melhorar essa sensação?  

Diminuir a quantidade de reuniões online por dia pode ser um bom primeiro passo. Organize a sua agenda e crie pausas entre uma reunião e outra, se for possível. Tente não fazer muitas coisas ao mesmo tempo enquanto está em uma reunião. Aproveite o tempo que não está trabalhando para fazer outras atividades que não envolvam telas, aqui no blog do Viver Bem temos ótimas dicas para criar o hábito da leitura, por exemplo. E por último, mas não menos importante: aprenda a dizer não, respeite seus limites e não negligencie o seu bem-estar. 



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores