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 03/07/2019 - Alimentação

 Cinco hábitos para ajudar na perda de peso

Uma pessoa correndo ao ar livre com árvores no fundo.

​É bem provável que você já saiba que, para eliminar quilos indesejados, deve seguir uma alimentação balanceada e rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carne magra. O mais difícil no processo de emagrecimento, portanto, não é saber o que deve ser consumido, mas sim mudar a rotina, incluindo bons hábitos de organização e planejamento. Veja as cinco dicas abaixo:


1. Dedicação no preparo das refeições

É possível ter uma alimentação saudável mesmo fazendo refeições fora do lar. Mas, quando os pratos são preparados em casa, tendem a ter baixa quantidade de calo​​​​​​rias, gorduras, sal e açúcar, quando comparado àqueles servidos nos restaurantes. Porém, para que isso seja possível, é preciso reservar um tempo na agenda para a compra e o preparo dos alimentos. Uma dica é destinar alguns minutos da semana para a escolha do cardápio e compra dos ingredientes e utilizar o sábado para o preparo. Com o cardápio da semana pronto, basta preparar diversas porções e congelar algumas delas para o consumo da semana.


2. Comer devagar

Você sabia que o cérebro demora 20 minutos para entender que o estômago j​​​​​​​á está cheio? Se o tempo entre a primeira e a última garfada for próximo a esse tempo, a possibilidade de ingerir além do necessário diminui. Comer devagar não é algo tão difícil de se fazer. Ao mastigar um pouco mais cada porção, o tempo entre as garfadas aumenta, assim como a percepção sobre o sabor e a textura dos alimentos. Além disso, o estômago consegue fazer a digestão mais facilmente.


3. Não pular as refeições

Algumas pessoas passam a manhã em jejum ou optam por comer pouco no café da manhã. O resultado é um almoço exagerado e porções ainda mais generosas no jantar. O café da manhã ajuda a acelerar o metabolismo e estimula as enzimas que queimam gordura, por isso não pode ficar de fora da rotina alimentar.


​4. Dormir bem

Alguns estudos associam poucas horas de sono com maior risco de sobrepeso ou obesidade. Isso porque as pessoas que dormem menos de seis horas por noite tendem a comer mais e a ter hábitos alimentares inadequados como o consumo mais frequente de lanches e de alimentos gordurosos e açucarados.


5. De olho na balança

Estudos indicam que pessoas que se pesam mais vezes estão mais propensas a perder peso. Ter uma balança digital e fazer anotações do peso do dia ajuda a acompanhar a evolução da dieta e é um estímulo para se manter distante dos alimentos que devem ser evitados.

Nós nos preocupamos com a sua saúde e seu bem-estar. Por isso, não deixe de participar das oficinas do Viver Bem. Temos caminhadas orientadas e cursos sobre alimentação saudável. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades* e diferentes workshops, ou entre em contato pelo telefone 4004-2040. *Todas as programações estão sujeitas a alterações de datas, horários ou números de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.


FONTE - UNIMED BRASIL: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/cinco-habitos-para-ajudar-na-perda-de-peso 


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