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 21/11/2018 - Alimentação; Alimentação Saudável; Notícias

 Como a evitar a anemia

Tigela de espinafre sobre uma tábua de madeira.

​A anemia é resultado da insuficiência de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. É a hemoglobina (uma proteína capaz de ligar ao ferro) que permite que isso aconteça. Mas para que a medula óssea produza hemoglobina e glóbulos vermelhos, o organismo precisa de vitaminas e, principalmente, de ferro. A anemia é, portanto, uma doença que tem como causa mais comum a deficiência de ferro no organismo.

Nesse caso, a produção insuficiente de hemoglobina e glóbulos vermelhos pode ser resultado da perda de sangue, ingestão insuficiente de ferro ou problemas na absorção do nutriente.

Os sintomas e sinais mais frequentes são palidez, cansaço, desânimo, tontura, sonolência, palpitação, dor de cabeça, falta de ar, mãos e pés frios, perda da concentração e irritabilidade.


Alimentação e prevenção da anemia

Muitos dos casos de anemia podem ser evitados  com uma alimentação equilibrada, ou seja, que contenha ferro e vitaminas (vitamina B12 e folatos), além de outros nutrientes.


FERRO

Os alimentos ricos em ferro são carnes, feijões, lentilhas, cereais fortificados com ferro, vegetais de folhas verdes escuras e frutas secas.

DICA: O ferro encontrado nos alimentos é melhor absorvido no intestino humano quando a refeição é acompanhada de vitamina C, presente na ervilha, grão de bico, nozes, castanhas, laranja, limão, acerola e kiwi. Há também aqueles alimentos que podem prejudicar a absorção desse nutrientes, alimentos ricos em cálcio interferem na absorção do ferro, exemplo leite e derivados, e ricos em cafeína, que está presente em alguns chás, café, chocolate, chimarrão e refrigerante a base de cola.  



FOLATO

O folato (ácido fólico) está presente nas frutas, vegetais de folhas verdes escuras, ervilhas, feijões, tomates e amendoim.


VITAMINA B12

A vitamina B12 é encontrada em produtos lácteos, carnes em geral e ovos.


VITAMINA C

Presente nas frutas cítricas, pimentões, brócolis, tomates, melões e morangos. A vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro.


Essas e outras dicas de alimentação saudável, você encontra em nossas oficinas do Viver Bem. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades*. Ou  entre em contato pelo telefone 4004 2040.

*Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou número de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.



Comentários

claudia - 01/01/2019 17:48
excelente

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