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 19/02/2019 - Notícias; Atividade Física

 Como começar a correr

 Mulher fotografa de costas está correndo em um local com muitas árvores.

Existem pessoas que têm muita vontade de correr, porém, acreditam que o esporte não é para elas. Muitas alegam não ter tempo ou preparo físico. É preciso lembrar que todos os atletas começaram aos poucos. Todos já foram iniciantes algum dia. Por isso, evite as desculpas. Iniciar a corrida é fácil: basta caminhar. Escolha um momento calmo do seu dia (antes do trabalho, durante o intervalo do almoço, à tarde) e dê pequenas caminhadas. Rotina é fundamental. Defina um tempo e o ritmo. Quarenta minutos ou uma hora é ideal para começar e já ir criando o hábito. Faça 1 minuto de corrida e 4 minutos de caminhada, sempre alternando. Não se esqueça de aquecer o corpo antes do exercício. Gradualmente vá aumentando o tempo de corrida e diminua o de caminhada. No seu tempo, respeitando seu corpo, você vai correr sem problemas e com fôlego.


Não exagere

Se você recém começou a correr, não pense que já está apto a fazer 5km. Fazer muitos quilômetros sem preparo físico é a principal causa de lesão deste esporte. Respeite-se. Quando começar a sentir alguma dor, é hora de parar. Descanse e volte aos treinos gradativamente.


Equipamentos

Correr é um esporte simples. No entanto, é recomendado que você invista em um bom par de tênis. Substitua os sapatos a cada 500 ou 600 km. Lembre-se: não é só o seu desempenho na corrida que está em jogo. A sua coluna e sua saúde também!


Treine a mente

Após algumas semanas correndo ou fazendo pequenos treinos, você verá que é capaz de correr. Todos somos capazes de vencer obstáculos. Por isso, é fundamental treinar a sua mente para essa nova fase. Prepare sua música preferida, escolha o melhor período do dia para ir treinar e veja formas de se recompensar após o exercício. É importante sempre se manter motivado para não desistir da atividade. Faça um cronograma de treinos e deixe em lugares visíveis como na geladeira ou no espelho do banheiro. Procure treinar sempre no mesmo horário do dia. Assim fica mais fácil de manter o ritmo.


Nós nos preocupamos com a sua saúde e incentivamos a prática de atividades físicas. Por isso, se o seu objetivo é começar a correr, não deixe de participar das nossas caminhadas orientadas que fazem parte das oficinas do Viver Bem. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades* e diferentes workshops e cursos com dicas de alimentação saudável ou entre em contato pelo telefone 4004-2040. *Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou números de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação. Não esqueça de consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.


 

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