Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 14/01/2019 - Notícias; Gerenciamento em Saúde

 Como diminuir o uso do smartphone

Mulher apoiada em uma sacada, olhando o celular e sorrindo.

Que os celulares mais modernos trazem inúmeras facilidades no dia a dia não é novidade. Afinal, quem não adora se comunicar com amigos e familiares distantes? Ou compartilhar nas mídias sociais os melhores momentos da vida? No entanto, é preciso ter cuidado. O uso excessivo desses aparelhos pode causar malefícios à saúde e atrapalhar no local de trabalho. Equilíbrio é a palavra-chave quando se trata de vida online.

Segundo dados da empresa Statista, o Brasil está em primeiro lugar no ranking de tempo de uso do celular. A média dos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos por dia nos smartphones. Pode parecer irônico, mas a solução para este vício pode estar no próprio aparelho. Existem muitos aplicativos para bloquear redes sociais ou monitorar o tempo que se passa no celular. O aplicativo Forest, por exemplo, incentiva a sustentabilidade e o uso saudável da tecnologia. Você precisa plantar uma árvore virtual, e, para ela crescer, é necessário ficar sem usar o celular por 30 minutos. Está disponível para Android e iOS. O aplicativo Freedom, disponível para iOS, Android e computadores, permite criar sessões de bloqueios para ferramentas pré-selecionadas em diferentes dispositivos, evitando que os programas se conectem à internet.

Outras dicas úteis:

  • Compre um despertador para não ser refém do celular para acordar.
  • Desative as notificações e não se distraia durante o expediente de trabalho.
  • Desinstale os aplicativos de redes sociais durante a semana.
  • Em vez de anotar tarefas no celular, tenha uma agenda normal.
Claro que essas dicas são difíceis de seguir se você trabalha com celular e precisa das redes sociais. Porém, é possível sim dar uma pausa! Quando for sair com um amigo, desligue o celular e foque seu tempo na conversa. Viva o momento. Leia um livro quando estiver no transporte público ou em alguma sala de espera. Use a internet com consciência e não esqueça de focar sua atenção no que realmente importa!


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores