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 14/10/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Como está sua memória: Dicas para driblar os esquecimentos

Imagem de criança e homem montando um quebra cabeça. na parte inferior da imagem está escrita a hashtag #cuidardevocê.

​​​A falta de memória atinge várias pessoas, principalmente as que têm insônia, que são ansiosas ou que estão estressadas. Algumas medidas podem ser tomadas para driblar esse esquecimento, como ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos e a leitura. 

Muitas pessoas idosas sofrem com perda de memória, já que pode haver queda no rendimento neurológico, além de doenças que levam ao esquecimento, como o Alzheimer. Mas, pessoas jovens também sofrem com a perda de memória, normalmente por acúmulo de atividades e desgaste mental.​

Veja algumas dicas para acabar com os esquecimentos:


Cuide de sua saúde

Tenha uma alimentação saudável, não fume e monitore os níveis de pressão arterial, açúcar e colesterol no sangue. Isso preservará sua função cognitiva. Vá ao médico regularmente para avaliar sua saúde.

Adotar uma rotina alimentar que evita os produtos industrializados e dá preferência para frutas, vegetais, peixe e alimentos integrais é uma ótima opção saudável. Esses alimentos contém antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam na prevenção da perda de memória.


Pratique atividades físicas

Exercitar-se regularmente melhora  a circulação e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso protege as suas células, além de proteger contra outras doenças que afetam a saúde cerebral,  como o colesterol, a pressão alta e a diabetes.  


Estimulação cognitiva

Além do corpo, também é necessário exercitar e desafiar a mente. Jogos que exigem raciocínio lógico como caça-palavras, sodoku, jogo da memória, palavras cruzadas, colocam o seu cérebro para pensar e ajuda a reter memórias. Ter o hábito da leitura ou até fazer um novo curso de línguas, música ou arte, também pode ajudar.


Ter uma boa noite de sono

Para que possamos descansar é necessário dormir por volta de 8 horas por noite, embora possa haver alguma variação de necessidade de sono entre algumas pessoas.. Assim, seu cérebro fixará as memórias e processará o que aconteceu durante o dia. Se seu cérebro estiver cansado por causa de seguidas noites ruins de sono, seu estresse e esquecimento tendem a aumentar, além de diminuir a sua capacidade de raciocínio. Defina um horário de sono e tente cumpri-lo todos os dias.


Relaxe

Tire algumas horas todos os dias para si, seu cérebro precisa de um tempo de inatividade para descansar ao final do dia, por exemplo. Faça atividades que te relaxem, como yoga e meditação. Esse também é um ótimo momento para fazer exercícios, ler e fazer seus jogos de raciocínio.


Coloque já em prática essas dicas! Caso os sintomas persistirem, procure ajuda médica.


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