Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 25/02/2019 - Notícias; Alimentação Saudável; Alimentação

 Como evitar a vontade de comer doce ao longo do dia

Mulher levando um doce à boca. No centro da imagem está escrita a hashtag #cuidardevocê.

É comum ficarmos com vontade de comer doce, principalmente após as refeições. Sabe aquele papo de que comer doce causa prazer? É verdade! A ciência  revela que comer substâncias que contêm açúcar pode aumentar as doses de um aminoácido chamado triptofano. O triptofano ajuda a ampliar os níveis de serotonina, elemento que desempenha um importante papel no sistema nervoso, como a liberação de hormônios, sensação de bem-estar, a regulação do sono, do apetite, etc. O corpo humano sempre busca formas de estimular a liberação de serotonina, e é por esta razão que procuramos comer doces constantemente. Mas calma. Sempre há o que fazer para melhorar. Confira nossas dicas:


1. Consuma alimentos ricos em triptofano.

Aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do-pará são exemplos de alimentos com triptofano. Consumi-los vai ajudar na produção de serotonina (da mesma forma que o açúcar) e ainda diminuir o estresse e a ansiedade. Por consequência, vai controlar a vontade de comer doce.



2. Mexa-se!

Atividades físicas estimulam a liberação dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces. Encontre um exercício físico que lhe agrade e invista!


3. Não é possível enganar o cérebro.

Muitas vezes estamos com muita vontade de comer doce. Você pode comer muitas frutas, beliscar alguns biscoitos menos calóricos, tomar um café e mesmo assim a vontade permanece. A única saída para isso é realmente consumir doce. Melhor destinar um momento para ingestão de uma pequena porção de doce e comer sem culpa, do que passar o dia beliscando pequenas calorias (que juntas se tornam grandes quantidades). Comer uma sobremesa não vai fazer você engordar. E sim o sedentarismo e uma alimentação completamente desregulada. Lembre-se: equilíbrio é tudo!


4. Prefira comer os doces após as refeições.

Isso porque você já estará bem nutrido e uma quantidade menor de açúcar já vai trazer a sensação de saciedade. Comer doces antes das refeições e com fome pode levar a exageros.

Muitas pessoas têm compulsão alimentar e o doce se transforma em uma espécie de refúgio para problemas internos. Nestes casos, o ideal é procurar um terapeuta e nutricionista para auxiliar no processo de cura e novos hábitos alimentares. Não se martirize por comer doce. Busque ajuda e verá resultados positivos na sua vida.


Nós prezamos por um estilo de vida saudável. Por isso, não fique de fora das nossas oficinas de alimentação. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades* do Viver Bem. Ou entre em contato pelo telefone 4004-2040. *Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou números de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.




Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores