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 11/01/2021 - Gerenciamento em Saúde; Atividade Física

 Como gostar de uma atividade física

Imagem de uma mulher fazendo prancha em cima de um tapete enquanto olha para o notebook que está no chão.

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde. Porém, muitas pessoas têm dificuldade em escolher uma atividade física e persistir na prática. Separamos algumas dicas para os seus treinos deixarem de ser uma obrigação para se tornar algo que você realmente gosta de fazer:


Fracione o seu treino

Segundo alguns estudos realizar vários turnos de atividades física espalhados durante o dia podem ter o mesmo efeito do que um treino longo e isolado. O importante é manter-se ativo ao longo do dia e da semana. Veja o que é possível de encaixar na sua rotina e comece a praticar a atividade física nas frações que funcionem para você.Treine com músicas animadas

Colocar para tocar uma música animada é uma ótima maneira de se animar para treinar. Levante da cama de manhã cedo, coloque uma música e comece a malhar.


Escolha uma atividade que você curte

Se você não gostar da atividade a probabilidade de você desistir rapidamente é grande. Por isso, escolha um exercício do seu agrado. Se você gosta de correr, procure um lugar perto da sua casa para fazê-lo, se você gosta de dançar pode procurar vídeo de Dança, por exemplo, no YouTube. O importante é que o exercício escolhido trabalhe o corpo como um todo, ou você até pode alternar entre vários exercícios que você gosta que trabalhem áreas diferentes do corpo.


Tenha paciência

É muito importante pensar no progresso para se sentir motivado, mas você precisa ter paciência. Muitas pessoas acabam desistindo porque não tiveram resultados imediatos. O seu corpo pode demorar um pouco para surtir o efeito que você deseja.


Faça mesmo que você tenha pouco tempo disponível

O ideal é realizar exercícios por pelo menos três vezes na semana e pelo tempo mínimo de 30 minutos. Porém, se por acaso algum dia você não tiver esse tempo todo para se exercitar, faça do mesmo jeito pelo intervalo que conseguir. O mais importante é se manter ativo, mesmo que por períodos distintos ao longo da semana. Além disso, aproveite os intervalos curtos para fazer atividades de maior intensidade, de preferência guiados por profissional. Além disso, mantenha repertório variado entre atividades aeróbicas e de reforço muscular.


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