Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 27/03/2019 - Notícias; Saúde Mental

 Como lidar com o ciúme?

 Um homem e uma mulher estão sentados em um sofá conversando. O homem segura um notebook no colo e a mulher uma xícara.

Sentir ciúme é normal. O sentimento existe desde os primórdios da humanidade e faz parte da vida. O que realmente importa é como lidamos com ele. O ciúme é fruto de uma insegurança profunda e falta de confiança em você mesmo. Confira algumas dicas que vão ajudar você a minimizar esse problema:

  • Cultive sua individualidade: existe vida fora de um relacionamento. Isso não quer dizer necessariamente que você irá se interessar por outras pessoas. Tenha hábitos só seus, procure atividades ou hobbies que dão prazer, saia com seus amigos e ocupe sua mente com outros pensamentos. Muitas vezes o ciúme é consequência de uma vida monótona que gira em torno da outra pessoa.

  • Controle seus impulsos: muitas vezes deixamos a emoção tomar conta e esquecemos de raciocinar. Quando você perceber que está com raiva e prestes a causar uma briga, se distraia. Saia para caminhar ou ligue para uma amiga de confiança. É muito melhor pensar antes de falar e resolver a situação com calma.

  • Diálogo: pode parecer clichê, mas conversar é sempre um ótimo caminho. Converse com seu parceiro (a) sobre como você se sente e tentem chegar a uma solução.

  • Por último, mas não menos importante, busque ajuda profissional: caso o seu ciúme esteja controlando sua vida (e não o contrário), um tratamento profissional é sempre a melhor opção. Existem diversos tipos de terapia (psicanálise, psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental, etc). Com um psicólogo ou psiquiatra, você irá entender a raiz de sua insegurança e como conquistar mais autonomia e autoconfiança.

Não se esqueça: amor é para ser leve, divertido, prazeroso. Se causa mais sofrimento do que alegrias, é melhor encerrar este ciclo e praticar o amor-próprio.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores