Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 15/10/2018 - Notícias

 Como montar seu kit sustentável

Estão em cima de uma mesa: um pote com salada e pães e uma garrafa de água reaproveitável e uma maçã verde.

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz em um dia, uma semana ou um mês? Parece muita coisa, certo? Mas saiba que boa parte dos resíduos não são necessariamente lixo. Quando esvaziamos uma garrafa de bebida, ela não se torna lixo, ainda é uma embalagem.

A realidade no Brasil, infelizmente, está muito longe da filosofia “lixo zero”, que depende da maior parte dos resíduos ser enviada para compostagem, reuso e reciclagem. Em São Francisco, nos Estados Unidos, 82% do lixo vai para reciclagem ou compostagem. No Japão, Kamikatsu já atingiu níveis de 90%.  Aqui, mais da metade dos resíduos (58,7%) segue para aterros sanitários, segundo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública, divulgado no ano passado.

Ok, mas como colocar em prática?

Se você é do tipo que leva consumo consciente e sustentabilidade a sério, já ouviu falar do kit lixo zero para gerar menos desperdício por aí. A ideia é incrível, afinal, o propósito é muito nobre: reduzir o resíduo gerado. Veja o que você precisa para montar o seu:

  • Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;
  • Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;
  • Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável (de vidro) ao estabelecimento;
  • Guardanapo: leve o seu próprio guardanapo de pano;
  • Embalagens reutilizáveis: leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;
  • Talheres: leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;
Viu só como é fácil? Com um pouco de criatividade, espaço na bolsa ou mochila e força de vontade, você pode dizer adeus a esses itens que agridem diariamente o meio ambiente.


Comentários

Nilda adolpho - 18/10/2018 14:03
Adorei muito bom

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores