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 18/05/2021 - Gerenciamento em Saúde

 Como o sono influencia na nossa pele

Imagem de uma mulher passando creme em seu rosto em frente à um espelho.

Nada de mito: o tão falado sono da beleza é uma realidade comprovada. Dormir bem é essencial para manter em dia a saúde do nosso corpo e, em especial, a saúde da nossa pele. É durante a noite, que entramos em fase de regeneração celular: novas células se desenvolvem e substituem as antigas, reparando as danificadas. 

Os efeitos de um sono de má qualidade fazem com o rosto fique inchado, pois, os vasos sanguíneos congestionam e dificultam a oxigenação, causando também as indesejáveis olheiras. Os olhos ficam secos e irritados, provocando ardência e vermelhidão. Há também a diminuição do  tônus muscular e perda do viço. 

Para a pele, uma boa noite de sono significa ainda mais luminosidade. Limpar a pele antes de dormir juntamente à aplicação de produtos de prevenção ou de tratamento para as linhas finas ajudam a potencializar ainda mais os resultados do período noturno. 


Mas como nossa pele reage ao sono? 

Enquanto dormimos, substâncias importantes são liberadas em nosso corpo. O descanso reduz os níveis de cortisol, diminuindo o acúmulo de líquidos na área dos olhos, as famosas bolsas. Também é durante o sono que ocorre o repouso da musculatura da face, colaborando para uma aparência muito mais saudável.

Nosso relógio biológico ou ciclo circadiano nos aponta, no arco de 24 horas de um dia, quando dormir, acordar e comer. O ciclo circadiano, quando em equilíbrio, influi na liberação da melatonina. A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é produzida naturalmente pelo nosso corpo no horário noturno:  quando a iluminação do dia começa a ficar mais baixa, a glândula pineal passa a produzir melatonina, o que nos faz dormir. Já quando um novo dia nasce, a glândula baixa a sua produção nos fazendo acordar. 

A somatropina, chamada também de o hormônio GH, de HgH, ou de hormônio do crescimento, é uma proteína anabólica que estimula o crescimento dos tecidos e músculos. A infância e a adolescência são períodos de alta produção deste hormônio, mas a hipófise continua a produzi-la em menor quantidade na fase adulta, especialmente durante o sono. O hormônio crescimento ajuda a manter a pele hidratada e saudável, aumenta a capacidade orgânica de cicatrizar feridas e cortes, e é um importante agente no combate ao envelhecimento precoce. 

Mas atenção, dormir muito não acelera os benefícios na pele. O ponto é ter uma rotina com hábitos ainda mais saudáveis, dormir um final de semana inteiro para compensar uma semana de noites mal dormidas não trará os mesmos resultados de um sono regular ao longo da semana. Mantenha a sua rotina, descanse e cuide de você, esse é o plano. 


Para melhorar a qualidade do seu sono: 

  • Evite tabagismo e álcool, pelo menos, três horas antes de ir para a cama, já que eles são estimulantes do sistema nervoso central;

  • Remova a maquiagem completamente, para que os poros não fiquem obstruídos durante a noite. Em seguida, faça seu ritual de cuidados com a pele. É nesse momento que o rosto e o corpo ficam mais suscetíveis aos ativos;

  • Mantenha o quarto escuro para melhor produção da melatonina, evite o uso de aparelhos de telefone, tablets ou televisão antes de dormir;

  • Não se esqueça de evitar bebidas com cafeína.

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