Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 24/10/2019 - Saúde do Adulto

 Como pintar MDF

Imagem de um homem segurando uma madeira. Na parte central da imagem está um quadrado verde com a frase “Como pintar MDF”.

​​O MDF (Medium Density Fiber), ou Fibra de Intensidade Média, é um material feito de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas que ficam com aspecto muito parecido com a madeira. Ele pode ser usado na construção civil, na produção de móveis, peças artesanais, etc. 

Mas você sabe a maneira correta de pintá-lo? Quando você encontra o objeto já pronto, em forma de caixinha, letras ou nichos, já está pronto para pintar. Neste caso, é só escolher um tipo de tinta. No entanto, se você pretende obter o material ainda não manuseado, a primeira coisa a se fazer é lixá-lo com uma lixa fina. É muito importante que o MDF fique liso para que a aparência após a pintura seja sem falhas e texturas estranhas (a não ser que essa seja a sua intenção, não é mesmo?). Outra questão fundamental é a utilização de máscaras protetoras. A placa de MDF pode soltar algumas partículas de poeira que são tóxicas. Após retirar toda a poeira com um pano seco, escolha a tinta que deseja usar. Uma das mais utilizadas é a PVA. Caso o seu novo utensílio fique em uma área exposta à umidade e ao vento, é recomendado o uso de uma tinta mais resistente à água, como a acrílica.

Outra ótima opção é o verniz. Ele costuma ser usado na finalização, por cima da tinta, para impermeabilizar a peça. Se você gosta de móveis rústicos, por exemplo, pode aplicar o betume. Apesar desta substância de coloração preta oferecer um aspecto envelhecido, ela também protege e prolonga a vida útil do objeto. Também é possível encontrar o betume em formato de cera.


Gostou das nossas dicas? Conte para nós a forma que você mais gosta de pintar MDF.​


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores