Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 16/10/2018 - Alimentação; Alimentação Saudável

 Como reaproveitar alimentos do dia anterior

Alguns bolinhos de peixe frito em cima de uma tábua de madeira.

No Brasil, diariamente, são desperdiçadas 41 mil toneladas de alimentos. Um dos desafios de quem prepara refeições em casa é acertar a porção exata de comida com base no número de pessoas que saboreará o preparo. O arroz figura entre os alimentos que podem confundir na quantidade, principalmente quando se está um pouco distraído na hora de prepará-lo. Essa mesma situação pode ocorrer com diversos outros alimentos.  


Basicamente, a sobra das refeições costuma ter três desfechos: ir para o lixo, ser armazenada e esquecida na geladeira ou ser reaproveitada dando origem a novos preparos. A última atitude é a mais consciente e reflete em economia doméstica, pois ao reaproveitar alimentos não há desperdícios. Também é uma ótima estratégia para ganhar tempo, já que utilizar a comida do dia anterior tende a ser mais prático do que começar um novo prato do início.


Abaixo separamos dicas de como reaproveitar alguns dos alimentos que costumeiramente integram a mesa dos brasileiros. Inspire-se com as opções e faça seus próprios pratos.  


Sobrou feijão?

Tutu de feijão: bata o feijão no liquidificador e depois refogue-o com azeite de oliva, alho, cebola, couve picada e use farinha de mandioca para engrossar.


Caldinho de feijão: bata no liquidificador o feijão misturado com um pouco de água, leve ao fogo e acrescente cebolinha verde picada.


Hambúrguer de feijão: coloque o feijão cozido em uma tigela e amasse com um garfo. Não precisa amassar todos os grãos, pode deixar alguns inteiros para dar textura ao hambúrguer. Em uma panela, aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola, adicione o feijão amassado e misture. Tempere a gosto. Mexa sem parar até a água secar. Desligue o fogo e espere amornar. Adicione farinha integral de arroz ou aveia e molde os hambúrgueres do tamanho desejado. Aqueça uma frigideira e doure o hambúrguer dos dois lados até estar crocante.


Sobrou arroz?

Arroz renovado: leve o arroz ao fogo, acrescente espinafre picado, abobrinha em cubos e um pouco de água para ajudar no cozimento dos vegetais. Depois que a água secar, adicione queijo em cubos.


Arroz de forno: misture o arroz com milho, ervilha e creme de leite. Em uma travessa, intercale camadas dessa mistura com peito de frango desfiado cozido. Deixe alguns minutos no forno.  


Sobrou frango?

Molho: desfie os pedaços de frango que sobraram e refogue com alho, cebola, tomate e cheiro-verde. Utilize essa mistura para rechear panquecas, incrementar o macarrão ou para acompanhar o arroz.


Sobrou macarrão?

Salada: ao macarrão que ficou na geladeira acrescente cenoura em tiras, queijo minas, tomate seco e rúcula. Uma dica importante é cuidar para o macarrão não passar do ponto no dia do cozimento, evitando que fique muito mole e difícil de reaproveitar.


Sobrou peixe?

Bolinho de peixe: desfie a carne, acrescente um pouco de farinha, um ovo para dar liga e tempero a gosto. Faça bolinhas e coloque para assar no forno.


Salada: com o salmão, por exemplo, é possível deixá-lo em lascas e acrescentar abobrinha grelhada, tomate-cereja e molho pesto.




Comentários

Linda Porto - 18/10/2018 09:01
Achei ótimo !!! Bem pensado , muito econômico.
Virginie - 16/10/2018 09:46
Parabéns pela iniciativa! Gostei das receitas e sugestões.
Silvana Silva Berté - 16/10/2018 08:35
Adorei as receitas , chega de só bolinho de arroz e feijão mexido, obg

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores