Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 07/03/2019 - Notícias; Saúde Mental

 Como se manter com autoestima e empoderamento?

Mulher sorrindo e olhando para o horizonte. Na parte superior direita da imagem está escrita a hashtag #adoteessaprática.

O feminismo surgiu aproximadamente entre o fim do século XIX e início do século XX, mas só agora, no ano 2010, que está entrando em discussão, tanto na internet quanto no convívio com familiares e amigos. O empoderamento feminino é o ato de conceder o protagonismo para as mulheres colocarem em pauta as suas questões, como a violência doméstica, o machismo, a disparidade entre os salários de homens e mulheres, etc. Mas também serve para aumentar a autoestima feminina, fazendo com que consigam enxergar valor, beleza e inteligência em si mesmas. Mas como é possível encontrar a autoestima? Confira algumas dicas:


Mulheres empoderando outras mulheres

A sororidade é o ato de união entre as mulheres e de ajudar umas às outras na luta contra a opressão de gênero. Quando uma mulher próxima a você estiver mal, faça-a enxergar seu potencial, ajude-a a enxergar a sua beleza, tanto interior quanto exterior. Mesmo que todas as mulheres sofram com o machismo e queiram a igualdade de gênero, algumas sofrem com outras opressões. As mulheres negras, por exemplo, também sofrem com o racismo, as mulheres gordas com a gordofobia. Para essas mulheres é ainda mais difícil, então mesmo que você não sofra com isso, procure entendê-las e ajudá-las no que estiver ao seu alcance.


Exercite a sua mente

Leia livros que tenha a ver com a sua profissão, faça cursos que deixe você mais preparada para enfrentar o mercado de trabalho. A imagem de uma pessoa de negócios bem sucedida ainda é associada ao homem, por isso, muitas vezes são esses que assumem posições de lideranças em empresas. Estudar pode te fazer sentir melhor e se sentir mais preparada e confiante para enfrentar esses ambientes.


Pesquise sobre feminismo

Pesquisar a vivência de outras mulheres pode inspirar você a como levar a sua própria vida. Leia livros de autoras sobre feminismo, leia artigos, veja vídeos de algumas youtubers. O importante é que você se sinta abraçada e inspirada para construir o próprio empoderamento e autoestima.


Os princípios de empoderamento das mulheres (WEPs)

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas representa, uma série de princípios para o meio empresarial que oferece orientação sobre como dar poder para as mulheres no mercado de trabalho e comunidade. Veja a cartilha dos WEPs: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/cartilha_WEPs_2016.pdf


Comemore esse 8 de março descobrindo uma nova versão de você mesma!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores