A Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge muitas mulheres em fase reprodutiva e é provocada por alterações hormonais. Enquanto umas passam pelo período pré-menstrual sem nenhum desconforto, outras sofrem com irritabilidade, inchaço, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, indisposição, prisão de ventre, entre outros. Talvez o que muitas delas não saibam é que uma alimentação balanceada, combinada com a prática regular de atividade física, ajuda a diminuir esses desconfortos.
Para amenizar tais incômodos, as mulheres devem dar preferência para o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, cálcio, vitamina B6, fibras e ômega 3. Mas vale um lembrete: os cuidados devem ser diários e não apenas nos dias que antecedem o período menstrual. Os exageros do consumo excessivo de sal, das dietas ricas em gordura e de uma alimentação pesada se acumulam ao longo dos dias e, em conjunto com as alterações hormonais, resultam na TPM.
Saiba quais alimentos consumir e o que evitar no combate à TPM.
Aliados:
- Alimentos ricos em ferro e vitamina C;
- Cereais integrais;
- Leite;
- Banana;
- Nozes;
- Leguminosas;
- Brócolis, couve-flor, couve e repolho;
- Frutas e legumes;
- Peixes e frutos do mar.
Evite:
- Doces;
- Bebidas com cafeína;
- Alimentos gordurosos;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos salgados.
Atividades físicas: Faça
exercícios regularmente. Você pode correr, caminhar, pedalar, ou escolher a atividade que mais a agrada. Você só tem a ganhar! No entanto, certifique-se de estar com saúde e segurança para realizar qualquer atividade. Procure um profissional responsável!