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 12/03/2019 - Notícias

 Conheça os aliados mais importantes contra a TPM

 Duas mulheres olhando para a outra e sorrindo. Elas estão comendo salada e uma delas segura um copo de suco.

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge muitas mulheres em fase reprodutiva e é provocada por alterações hormonais. Enquanto umas passam pelo período pré-menstrual sem nenhum desconforto, outras sofrem com irritabilidade, inchaço, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, indisposição, prisão de ventre, entre outros. Talvez o que muitas delas não saibam é que uma alimentação balanceada, combinada com a prática regular de atividade física, ajuda a diminuir esses desconfortos.

Para amenizar tais incômodos, as mulheres devem dar preferência para o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, cálcio, vitamina B6, fibras e ômega 3.  Mas vale um lembrete: os cuidados devem ser diários e não apenas nos dias que antecedem o período menstrual. Os exageros do consumo excessivo de sal, das dietas ricas em gordura e de uma alimentação pesada se acumulam ao longo dos dias e, em conjunto com as alterações hormonais, resultam na TPM.

Saiba quais alimentos consumir e o que evitar no combate à TPM.

Aliados:  

  • Alimentos ricos em ferro e vitamina C;
  • Cereais integrais;
  • Leite;
  • Banana;
  • Nozes;
  • Leguminosas;
  • Brócolis, couve-flor, couve e repolho;
  • Frutas e legumes;
  • Peixes e frutos do mar.
Evite:
  • Doces;
  • Bebidas com cafeína;
  • Alimentos gordurosos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos salgados.
Atividades físicas: Faça exercícios regularmente. Você pode correr, caminhar, pedalar, ou escolher a atividade que mais a agrada. Você só tem a ganhar! No entanto, certifique-se de estar com saúde e segurança para realizar qualquer atividade. Procure um profissional responsável!


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