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 28/01/2019 - Notícias; Atividade Física

 Conheça os benefícios do pilates

Mulher com as pernas em cima de uma bola com as mãos no chão, olhando para baixo. Na imagem, há a hashtag #adoteessaprática.

O pilates é um método que reúne exercícios para flexibilidade de baixo impacto, força muscular e movimentos de resistência. O nome vem do seu criador, Joseph Pilates, um enfermeiro alemão, que na década de 1920 desenvolveu os exercícios e os primeiros aparelhos para a prática. O método trabalha todo o corpo e, por isso, é um treinamento corporal completo e atua ativando o relaxamento, respiração e concentração. Os exercícios podem ser realizados em equipamentos ou no solo e, como qualquer atividade física, requer orientação profissional especializada.

O pilates não é um exercício aeróbico. Trata-se de exercícios de força que ajudam a fortalecer os músculos fracos, alongar os músculos que estão encurtados e, consequentemente, ajuda a mobilidade articular. O alinhamento correto durante cada exercício também é um ponto importante da atividade e ajuda na melhora da postura. Outros benefícios do pilates são:

  • Melhora a resistência e estabilidade
  • Melhora a postura e o equilíbrio
  • Proporciona mais flexibilidade
  • Ajuda na prevenção e tratamento de dores nas costas


Atenção! Como qualquer outro exercício físico, antes de iniciar a prática, procure orientação médica. O pilates pode não ser recomendado para gestantes ou pode precisar ser modificado nos seguintes casos:

  • Pressão arterial instável
  • Risco de coágulos sanguíneos
  • Osteoporose severa
  • Hérnia de disco


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