Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 20/09/2018 - Tabagismo

 Conheça os riscos do tabagismo passivo

Na imagem duas pessoas estão praticando ioga e sorrindo.

Você sabia que cerca de 2/3 da fumaça gerada pelo cigarro é lançada ao ambiente? Isso quer dizer que apenas uma porção é tragada pelo fumante e a maior parte da fumaça afeta também quem está em volta. Os não fumantes expostos à fumaça de produtos derivados do tabaco são chamados de fumantes passivos. Conforme o Ministério da Saúde, “os componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante. São cerca de 4.000 compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos”.


Ainda que não faltem bons motivos para largar o tabaco – ele é fator de risco para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais – a dificuldade existe devido à dependência química provocada pela nicotina, que em situações de abstinência, pode provocar desconfortos físicos e psicológicos.

Mas você pode contar com a ajuda da Unimed Porto Alegre neste desafio. O Programa Viver Bem Sem Cigarro é uma ação da equipe multiprofissional do Projeto Viver Bem da Unimed e existe desde 2012 para auxiliar quem precisa de ajuda contra o cigarro. Saiba mais pelo telefone 4004.2040.


Comentários

Simone - 21/09/2018 09:42
Concordo com tudo o que foi dito no post, mas como convencer uma pessoa adulta, que mora dentro de casa e que não consegue parar de fumar, por mais que eu e meu filho mostremos que a gente tem horror do cheiro? Ele já tentou algumas vezes parar de fumar, mas voltou logo em seguida...

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores