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 18/09/2018 - Saúde do Idoso

 Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

A foto mostra uma médica e uma paciente conversando.

Segundo dados do relatório da Organização Mundial da Saúde, realizado em 2016 em conjunto com a Alzheimer’s Disease International, estima-se que 35,5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e que em 2030 esse número possa chegar a 65,7 milhões. No Brasil, a projeção é que de 4 a 5 milhões de pessoas desenvolverão a Doença de Alzheimer até 2050.

No mês de setembro, as preocupações se voltam para o Alzheimer por ser uma doença degenerativa do cérebro, ainda incurável, que compromete de forma lenta e progressiva funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento. 

Com o tempo, a pessoa com Alzheimer tem sua independência reduzida, precisando de auxílio e cuidados intensivos para executar atividades diárias. Por isso, diagnosticar precocemente a doença é uma das formas mais eficazes de garantir melhor qualidade de vida à pessoa e à família.

Sintomas associados à Doença de Alzheimer listados pelo Ministério da Saúde

  • Perda de memória para acontecimentos recentes.
  • Repetição da mesma pergunta em um curto período de tempo.
  • Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos.
  • Afastamento do convívio social.
  • Dificuldade para encontrar caminhos conhecidos.
  • Irritabilidade, agressividade e interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos.

Diagnóstico e tratamento

Somente o médico pode diagnosticar a Doença de Alzheimer e indicar tratamentos. Embora a doença não tenha cura, com o tratamento é possível desacelerar a evolução e preservar por mais tempo as funções intelectuais. Além disso, a abordagem multidisciplinar é essencial para a melhora na qualidade de vida e controle dos sintomas da doença. Os melhores resultados costumam estar associados ao tratamento iniciado nas fases mais precoces da doença.

Formas de prevenção

Atitudes diárias podem prevenir doenças que levam a quadros de demência, entre elas a doença de Alzheimer. Esses hábitos são mais efetivos quando realizados de forma conjunta e mais eficazes quando iniciados precocemente:

  • Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana, com orientação de um profissional habilitado.
  • Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em ômega 3, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal.
  • Praticar regularmente atividades intelectuais – leituras e jogos lógicos como palavras cruzadas, sudoku e cubo mágico.
  • Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar.
  • Prevenir e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão e dislipidemias.
  • Preservar as relações com familiares e amigos, organizando encontros e conversas frequentemente.




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