Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 19/08/2020 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Cuidados com a pele negra

Imagem de uma mulher negra passando creme no rosto enquanto sorri.

A pele negra tem a tendência de ser mais oleosa no rosto e mais seca no corpo, além de ter facilidade para manchar. E quem pensa que a pele negra precisa de menos cuidados do que a pele branca está enganado,  não é porque tem mais melanina que não precisa usar protetor solar, por exemplo. 

Veja algumas das doenças que mais atingem a pele negra: 

  • Foliculite: Conhecida também como pelo encravado ou inflamado. Por ser mais encaracolado, tende a encravar na epiderme.

  • Hipercromias: São manchas escuras na pele que aparecem depois de acnes e picadas de insetos.

  • Acne: A oleosidade na pele faz com que surjam espinhas. Em relação a pessoas brancas, existe mais densidade de acnes em pessoas negras e há a teoria de que tenha diferença no tamanho das glândulas sebáceas. 

  • Olheiras: O escurecimento abaixo dos olhos.

  • Ressecamento: A pele do corpo fica acinzentada por causa da tendência a  ser mais seca. Por isso, após o banho é necessário para cremes para hidratar e combater o ressecamento.

  • Alopécia capilar: Queda de cabelo, principalmente na parte da frente do cabelo. É uns dos problemas mais graves e que deve receber uma atenção especial, já que o quadro pode evoluir e parar de crescer cabelo na região.

Alguns cuidados que você pode tomar diariamente para evitar esses problemas são:

  • Vitamina C: É um ótimo antioxidante que ajuda a uniformizar  o tom da  a pele, ilumina e refina a pele, além de combater os radicais livre que acabam com o colágeno.

  • Usar protetor solar: É necessário o uso diário do protetor solar. Como dissemos antes, é um mito o fato de que a pele negra não está exposta aos raios solares. Use mesmo em dias chuvosos e nublados, ou mesmo se não for sair para rua já que a luz das lâmpadas também é prejudicial para a pele.

  • Limpeza de pele diária: Para conter a oleosidade, a pele negra precisa de uma rotina de limpeza com produtos específicos para o rosto. Assim, você prevenirá o aparecimento de espinhas e cravos.

  • Esfoliar o corpo: Para evitar os pelos encravados, faça uma esfoliação no corpo, principalmente após a depilação, de duas a três vezes na semana. Faça nas áreas necessárias, como virilha, pernas e axila.

Não se esqueça de consultar um dermatologista para te receitar os produtos mais adequados para sua pele!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores