Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 05/05/2021 - Gerenciamento em Saúde; Saúde em Pauta

 Dia Mundial da Higienização das Mãos

Card em tons de laranja e marrom com duas imagens de pessoas higienizando as mãos.

Hoje, dia 5 de maio, é o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Esse hábito é ainda mais importante em tempos de Covid-19, pois higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel é essencial no combate ao vírus. Para que você saiba mais sobre o assunto, trouxemos algumas dúvidas comuns entre as pessoas para responder o que é verdadeiro e o que é mito:


Lavar as mãos com água e sabão é mais eficaz do que higienizar com álcool gel.


Mito. As duas formas são eficazes para a adequada higienização das mãos. A diferença é a indicação. Quando há sujidade visível nas mãos, o mais indicado é lavar as mãos com água e sabão. Para a higienização rotineira das mãos, o álcool é o adequado.


Devo lavar as mãos com água e sabão e depois passar álcool gel.


Mito. Como qualquer uma das formas de higienização das mãos é eficaz, você pode escolher uma das duas porque o efeito de higienização será o mesmo. Geralmente opta-se pelo álcool pela praticidade que ele oferece, mas sempre devemos optar por um ou outro. Com o tempo, as duas formas usadas concomitantemente podem favorecer o surgimento de lesões nas mãos.

 


Para evitar o ressecamento das mãos posso utilizar algum tipo de creme hidratante.


Verdade. Com o ritual de higienização das mãos, a pele pode ficar irritada e ressecada ao final do dia. Os cremes hidrantes (algum da sua preferência) são ótimos aliados para manter a pele em dia.


Devo usar qualquer álcool para higienizar as mãos.

Mito. O recomendado pela OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é usar soluções em que há concentração de 70% de álcool etílico. O mecanismo de ação germicida do álcool se dá pela desnaturação de proteínas dos microrganismos e remoção de lipídios, causando desidratação no germe seja ele bactéria, vírus ou fungo. É importante dizer que, para possuir ação germicida, o álcool etílico precisa estar diluído em água, uma vez que a água ​facilita a entrada do álcool no interior do microrganismo e diminui a sua evaporação aumentando o tempo de ação.



A quantidade de álcool afeta a eficácia da higienização das mãos.


Verdade. Garanta sempre que a quantidade de álcool cubra toda a superfície das mãos e deixe secar naturalmente. Nunca seque as mãos com papel-toalha para tirar o excesso do álcool. Lembre-se de aplicar nos polegares, nas pontas dos dedos e entre eles, pois costumam ser as áreas mais esquecidas na assepsia das mãos.


Devo tirar anéis, pulseira e relógio para higienizar as mãos.


Verdade. Pulseiras, anéis e relógios prejudicam a adequada higienização das mãos. É necessário retirá-los porque esses objetos acumulam microrganismos significativamente.


Luvas podem ser higienizadas.


Mito. Em hipótese alguma as luvas devem ser higienizadas. As mãos devem ser higienizadas sempre antes e após a utilização das luvas.​​

Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores