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 22/08/2018 - Alimentação Saudável; Saúde do Idoso

 Dicas de alimentação saudável para idosos

Ter uma alimentação balanceada é importante em qualquer fase da vida, seja na infância ou na fase adulta. Na terceira idade, além das atividades físicas e intelectuais colaborarem para a saúde, hábitos alimentares saudáveis também são necessários, inclusive para a prevenção de doenças crônicas, mais comuns nesse período. Acompanhe abaixo algumas dicas para que as refeições continuem saudáveis também nessa fase.

Refeições equilibradas

Faça sempre três refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, consuma alimentos frescos para ajudar a compor uma dieta equilibrada em nutrientes. Coma devagar e escolha um local tranquilo para realizar as refeições.

Alimentos integrais

Inclua na alimentação grãos integrais e alimentos que são boas fontes de energia, como arroz, milho, batata e mandioca. Ao realizar as compras, prepare uma lista com os itens necessários para ajudar a criar o cardápio semanal.

Alimentos frescos

Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia. Fazer isso contribui para a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Aproveite as feiras livres para caprichar na variedade e prefira os produtos da safra, pois tendem a ter um valor mais atrativo.

Arroz e feijão

Um dos pratos mais completos e nutritivos da culinária brasileira é o arroz com feijão. Por isso, essa combinação pode estar presente no almoço ou jantar. Para variar, opte por diferentes tipos de feijões e outras leguminosas, como soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha.

Proteínas

Leites e derivados também são proteínas e fonte de cálcio. Podem ser incluídos na rotina para auxiliar no fortalecimento dos ossos. Outra alternativa é consumir peixes e vegetais verdes escuros para garantir o consumo desse nutriente.

Cuidado com os excessos

Atenção ao uso excessivo de óleo, açúcar, sal e condimentos durante o preparo. Para dar mais sabor aos pratos, experimente utilizar produtos naturais como ervas e temperos, tais como cebolinha, salsa, alho, cebola, manjericão, orégano, coentro, alecrim ou hortelã.

Hidratação

Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação, principalmente, em dias mais quentes. Se não há muito prazer na ingestão de um copo de água, experimente incluir rodelas de limão ou folhas de hortelã para deixar a água mais saborosa.


Comentários

Marilene Graziadio - 26/08/2018 21:43
Acho importante falar sobre a saude do idoso;
Aldair g. Sousa - 25/08/2018 13:59
Muito boa dica. E interesante nem todos sabem muito bem como tratar-se
samir - 24/08/2018 12:34
otimas sugestoes
Sonia Maria Guidini - 24/08/2018 12:28
Maravilhosas dicas a Unimed sempre nos presenteando como é bom viver com saúde e longevidade 🙏👏👏👏💋❤️

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