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 12/12/2019 - Gerenciamento em Saúde; Alimentação

 Dicas de como fazer melhor uso do açúcar

Imagem de uma pessoa colocando frutas em uma tigela com açúcar. Na parte superior da imagem está a hashtag #adoteessaprática.

​O açúcar é um alimento muito presente no nosso dia a dia: ele está nos alimentos industrializados, naquele bolo gostoso do lanche da tarde, nas nossas sobremesas preferidas. Para muitas pessoas, não há como passar um dia sequer sem ele, seja no café adoçado ou na guloseima da sobremesa. Outras pessoas, porém, substituem o açúcar por adoçante.

Na busca por uma alimentação mais saudável e reconhecendo o impacto que uma dieta rica em açúcar tem sobre a qualidade de vida, cada vez mais pessoas buscam no adoçante — e também nos açúcares diferentes do tradicional — uma alternativa agradável e menos doce.


Quanto mais refinado o açúcar, menores os benefícios

Mas será que o açúcar nosso de cada dia pode fazer mal à saúde? Tudo vai depender da sua medida. De modo geral, profissionais da área de nutrição e de saúde afirmam que quanto mais refinado for o açúcar, menos vitaminas e minerais ele terá e mais aditivos químicos serão adicionados a ele. Por outro lado, o uso de adoçantes deve ser feito idealmente sob orientação profissional. Lembrando que o ideal é limitar o consumo de produtos adoçados, seja com açúcar ou adoçantes, sempre pensando na dieta como um todo. Consumir em excesso produtos com adoçantes pode passar a falsa impressão de que se está consumindo poucas calorias, e assim levar ao desequilíbrio da dieta.


Confira aqui dicas de como utilizar melhor o açúcar ou seus substitutos:

  • Reduza gradativamente a quantidade de açúcar nos alimentos adoçados que você costuma consumir. Isso vale pro cafezinho, pro suco, para aquele achocolatado, para as receitas de bolos e sobremesas e para as tantas preparações que levam açúcar. Dessa forma você vai se acostumando com o sabor menos doce e pode ter a chance de apreciar ainda mais o sabor do que você está comendo

  • Açúcar mascavo: Embora possua as mesmas calorias de todo o açúcar, é um tipo de açúcar mais puro, que passa por menos etapas de filtração e centrifugação. Por isso, mantém a cor mais escura. Em relação ao sabor, o açúcar mascavo assemelha-se ao caldo de cana – característica que pode não agradar todos os paladares. Seu tom escuro altera a cor das preparações. Ele pode ser usado como açúcar de mesa ou no preparo de doces como bolos e biscoitos.

  • Açúcar demerara: Tem coloração marrom clara e seu processo de refinamento leve não recebe aditivos químicos, mantendo assim a maior parte dos nutrientes. Só perde em benefícios para o mascavo. É mais difícil de dissolver, porém, é recomendado para receitas de doces, pães e biscoitos.  É melhor para adoçar bebidas do que o mascavo. Não deixa sabor residual, mas é importante lembrar que todo açúcar tem as mesmas calorias 

  • Açúcar orgânico: Produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico, preservando os seus sais minerais, tanto na fase agrícola como na industrial, e pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes.

  • Estévia: É um adoçante 100% natural, extraído da planta medicinal Stevia rebaudiana Bertoni, originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Amplamente utilizado no Japão, é o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial. Seu uso é limitado por causa do sabor residual amargo que possui.

  • Açúcar de coco: É um adoçante 100% natural. Possui quantidades elevadas de potássio, magnésio, zinco e ferro. É também uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apesar dos benefícios, é importante ressaltar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado. No entanto, enquanto o açúcar refinado tem alto teor calórico e quase nenhum valor nutritivo, o de coco oferece as mesmas calorias com muitos nutrientes.

  • Agave: É extraído de uma planta de origem mexicana, que é matéria-prima para a fabricação de tequila. Seu extrato tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel. Com menos calorias, o agave costuma ser indicado para quem quer substituir o açúcar tradicional, e até mesmo o adoçante, por uma opção mais saudável.

  • Xilitol: Popular atualmente, é um adoçante muito utilizado na chamada dieta low carb (baixo carboidrato). É extraído da fibra de frutas e vegetais como framboesa, ameixa e couve-flor. Seu poder adoçante é similar ao do açúcar refinado, mas tem índice glicêmico baixo. Logo, não provoca picos de glicose e nem de insulina. 

Vale ressaltar que as opções de pessoas que convivem com restrições quanto ao consumo de açúcares, no caso dos diabéticos, devem passar, sempre, por orientação médica. 


FONTE - UNIMED BRASIL: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/7-alternativas-para-substituir-o-acucar 


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