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 12/08/2019 - Alimentação

 Dicas para comer bem fora de casa.

Mulher sorri enquanto segura o celular na mão esquerda e um garfo na direita. Na sua frente há um prato de comida.

Fazer as refeições fora de casa é a realidade de muita gente que passa o dia trabalhando. Seja levando a famosa marmita ou comendo em restaurantes, bares ou lanchonetes. E se você costuma seguir a segunda opção, saiba que também é possível fazer todas as refeições de maneira saudável e nutritiva.

O que você vai precisar? Variedade, moderação e equilíbrio. Ou seja, deixar o cardápio ao longo do dia sempre variado e colorido e se alimentar com moderação – e aq​​​​​​​ui vale a dica de fazer pequenos lanches intermediários às refeições principais, para que você não vá para o almoço com muita fome e acabe exagerando. Por isso, o equilíbrio é tão importante quando se fala em alimentação saudável.


Comendo bem e sem sacrifícios

Separamos algumas dicas que você pode usar para comer bem fora de casa, desde o café da manhã até o jantar. Para as refeições principais, tenha em mente a recomendação dos especialistas para compor o prato com uma fonte de carboidrato (como arroz, massas, pães, de preferência integrais), proteína (como carne, frango, ovos ou peixe) e verduras e legumes (consuma pelo menos uma fonte delas em cada refeição). Vamos lá?


Café da manhã 

Seja ele na padaria, na lanchonete ou no restaurante de hotel, o importante é que essa seja uma refeição nutritiva, afinal, você ficou muitas horas em jejum;

  • Consuma frutas, seja in natura, em sucos ou na forma de vitamina com leite;

  • Inclua um sanduíche de pão integral, que pode levar queijo branco ou muçarela, por exemplo;

  • Tome seu café, puro ou com leite.

Lanches intermediários

  •  Sempre que possível, leve com você uma fruta, como maçã, pera ou banana;

  • Iogurtes também podem ser boas opções de lanches;

  • Tenha sempre à mão uma porção de castanhas ou nozes, conhecidas também como nuts, que são vendidas tanto na forma de barra de cereais quanto em embalagens individuais. Ou ainda, compre os ingredientes, misture-os e guarde-os em potinhos ou saquinhos e leve-os com você. Mas lembre-se de comer apenas uma porção, pois embora façam bem à saúde, também são calóricos. 

Refeições principais 

Se forem feitas em buffet, aproveite a variedade de vegetais para deixar o prato colorido. Mas observe: as folhas devem estar frescas e o local refrigerado;

  • Aposte no arroz ou macarrão integral, feijão ou outra leguminosa, uma porção de legumes e uma carne (peixe ou frango). Outras opções de proteínas e leguminosas podem ser soja, grão-de-bico ou ovo, por exemplo;

  • Caso essa refeição seja feita em restaurante à la carte, evite couvert (pães e frios servidos como entrada), e já peça a salada, que pode ser temperada com azeite, sal, limão ou molho vinagrete, por exemplo;

  • Nos pratos principais, prefira massas com molhos à base de tomate ou à bolonhesa e não os cremosos, que são mais calóricos;

  • Opte sempre por carnes ou peixes magros cozidos, assados ou grelhados;

  • Troque a sobremesa por fruta ou sorvete de frutas sem leite;

  • Evite frituras. 

  • As quantidades variam de acordo com cada pessoa, podendo ser maiores ou menores, de acordo com a recomendação do profissional da saúde. Sempre consulte um nutricionista! 

FONTE: UNIMED BRASIL - https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dicas-para-comer-bem-fora-de-casa 


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