Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 04/09/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Dicas para estudar em casa e manter o rendimento escolar

Imagem de um menino negro sorridente com fones de ouvido em frente ao computador.

Por conta do isolamento social as aulas presenciais foram canceladas e os estudantes começaram a estudar em casa com aulas via chamada de vídeo. Mas estudar em casa pode ser mais difícil do que parece, já que não é um lugar com a estrutura escolar adequada, além de ter vários estímulos que podem tirar a atenção dos estudos, como televisão e videogame, por exemplo.

Para estudar em casa é preciso adquirir novos hábitos. Veja algumas dicas para aprender a estudar em casa e mantenha seu bom rendimento:


Descubra o que funciona para você

Elaborar os próprios métodos é essencial para conseguir realizar as suas tarefas. Observe os horários em que você fica mais produtivo e preparado para estudar. O autoconhecimento é a chave para isso, então teste vários métodos de estudo, como fazer resumos, usar mapas mentais, espalhar bilhetes com matérias pela casa, organize um lugar para estudar e coloque a mão na massa.


Escolha o momento para estudar

Se você for uma pessoa noturna e estiver a fim de fazer um curso online, prefira o horário da noite para isso. Se você sabe que não consegue acordar cedo, não se force a fazer um curso às 8h da manhã. Assim, você acabará se boicotando e não otimizando seu tempo.


Fique longe de eletrônicos

Se você estiver estudando no computador, por exemplo, evite ficar perto da televisão e desligue seu celular. Dessa forma você evitará distrações e conseguirá se concentrar melhor. Isso não significa que você não possa tirar uns 10 minutos de descanso para olhar as suas mensagens, mas estipule momentos específicos de pausa para que não aconteça toda hora.


Faça uma lista de tarefas

Organize seu dia em sua agenda, estipule o horário que irá acordar, o que você fará pela parte da manhã e sucessivamente de tarde e de noite, além dos horários das refeições, da aula por videochamada e a hora de dormir. Porém, tome cuidado ao elaborar metas de estudos muito altas, como fazer vários trabalhos por dia. Pense sempre no que você acha que conseguirá fazer, crie metas realistas.


Tenha o seu lugar de estudos

Evite estudar na cama ou sofá. Até parece mais confortável, mas com o tempo você pode começar a ter problemas de coluna, além de que pode te dar mais preguiça. Improvise um lugar onde tenha uma mesa e uma cadeira para você estudar, de preferência em um lugar calmo da casa.


Siga as nossas dicas e tire de letra o ensino remoto!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores