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 09/02/2021 - Gerenciamento em Saúde

 Dicas para evitar a procrastinação

Imagem de uma mulher cansada em frente ao computador. Ela retirou os óculos com uma mão e com o dedo e indicador da outra mão.

Você enrola muito para começar uma tarefa? Muitas pessoas têm esse problema, que pode ser  causado por expectativas elevadas, cobranças, ansiedade, baixa auto-estima, e tédio. A procrastinação leva a uma sensação constante de culpa, ansiedade, inadequação e frustração.

Quando se deixa algo que você precisa entregar para última hora, sua ansiedade pode piorar ainda mais, atrapalhando a sua vida profissional, social e escolar.

Para amenizar esse sentimento é necessário uma boa dose de autoconhecimento para que você possa identificar os gatilhos que te levam a procrastinar. Algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua produtividade são:


Tenha metas e objetivos realistas

Saiba quais são as coisas que você é capaz de fazer durante o dia. Fazer uma lista de atividades pela manhã e ir riscando os tópicos conforme você for fazendo é essencial para se organizar. Mas saiba os seus limites – de nada adianta fazer uma lista enorme sabendo que você não conseguirá fazer tudo.


Priorize as tarefas mais importantes

Faça primeiro as tarefas mais importantes ou trabalhosas. Organize a sua lista de atividades com ordem de urgência e importância. Assim, você não deixará as suas tarefas para fazer de última hora, o que gera ainda mais ansiedade e frustração por não ter feito antes.


Defina prazos realistas

Organize o seu tempo para executar cada tarefa. Por exemplo, se você tem um trabalho para fazer que sabe que leva 4 dias para realizar, estipule 6 dias para sua realização para que assim possa revisá-lo. De pouco em pouco você consegue terminar seus deveres sem se sobrecarregar.


Comece a fazer

Pode parecer óbvio, mas começar a realizar a tarefa às vezes é o mais difícil, pois as pessoas ficam esperando o momento certo para fazer, o momento em que estarão inspiradas. mas o importante é fazer, mesmo que você julgue que está imperfeito.


Evite distrações na internet

O celular é um dos vilões quando se trata de cumprir tarefas. Você decide ficar uns 5 minutos nas redes sociais antes de fazer seus deveres e quando percebe se passaram 2 horas. Fique longe das redes sociais e de tudo que pode tirar o seu foco.

Por último, não se esqueça que parar de procrastinar é um processo. Não se force a mudar seus hábitos da noite para o dia. Não se culpe se procrastinar novamente! Reserve um tempo para o lazer e para o ócio e, se enfrentar dificuldades maiores para realizar suas tarefas, busque ajuda com profissional de saúde mental.



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