Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 22/02/2019 - Notícias; Saúde da Criança; Saúde da Gestante e do Bebê

 Dicas para fazer o bebê dormir melhor

 Mulher segura um bebê no colo. O bebê está bocejando. No centro da imagem, está escrita a hashtag #cuidardevocê.

Quem é mãe ou pai de primeira viagem já deve ter escutado sobre a importância da rotina. Apesar de cada família ter as suas particularidades e nem sempre ser possível aplicar uma regra a todas, criar hábitos (e mantê-los) é de extrema importância para criar crianças tranquilas. Se os adultos ficam estressados e irritados quando a vida está desorganizada, imagine um ser que recém chegou ao mundo. Por isso, faça o bebê entender os hábitos da família. Tenha horário para jantar, tomar banho, brincar e dormir. Além disso, aposte em:

  • Luzes mais quentes em casa. Você sabia que as cores frias mandam uma mensagem ao cérebro dizendo para a pessoa acordar? Isso porque na natureza, a temperatura da primeira luz da manhã é assim, mais azulada. Justamente no momento em que acordamos. Já no fim do dia, temos a luz mais quente e aconchegante. A luz morna, mais amarela, tende a relaxar.

  • Ambiente tranquilo. Não transforme o quarto do bebê em uma fábrica de brinquedos. Muitas cores, objetos em excesso e barulho excessivo deixam a criança estressada e com tendência a ter pesadelos. Por isso fale de forma calma, opte por uma decoração minimalista e deixe as prateleiras lotadas de brinquedos para quando o bebê estiver um pouco maior.

  • Conheça as fases do seu filho (a). O sono dos bebês costuma mudar ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 4 ou 5 meses de idade pode acontecer o regresso do sono. A criança dormia tranquilamente quando recém-nascida. De repente isso muda. O 4º mês de vida é um marco nos hábitos de sono da maioria dos bebês. Ocorre uma mudança nos padrões de sono, já que o cérebro está amadurecendo. Apesar de parecer complicado, isso é algo excelente para seu bebê – é sinal de crescimento e desenvolvimento.

  • Reserve o berço apenas para o sono e as sonecas. Se você brincar com o seu filho no local onde ele costuma dormir, ele vai entender que aquele lugar também serve para se divertir. Com isso, será mais complicado de fazê-lo pegar no sono.

Nós temos oficinas sobre maternidade, gestantes e saúde do bebê. Clique aqui e confira a agenda completa de atividades* do Viver Bem. Ou entre em contato pelo telefone 4004-2040. *Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou números de vagas disponíveis. A Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores