Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 17/08/2020 - Gerenciamento em Saúde; Alimentação

 Dicas para fazer seu estoque de alimentos durar mais

A imagem parte da perspectiva de dentro da geladeira. Vemos alguns alimentos em primeiro plano e uma mulher os pegando.

Desde o início do isolamento você já deve ter ido ao supermercado algumas vezes, não é? Com tanta coisa para estocar e pouco tempo para ficar no supermercado, é comum que a gente esqueça algo, compre algumas coisas que não costumam constar nas nossas listas ou até exagere na quantidade de alguns dos produtos que gostamos de ter em casa habitualmente.

Seja como for, é importante usar tudo que compramos, evitando desperdícios. Entender como priorizar os alimentos e saber como aproveitar o que temos na geladeira é essencial para fazer nossas compras renderem mais. Veja como fazer.


Entrou primeiro, sai primeiro

A regra do “entrou primeiro, sai primeiro” é muito conhecida nas cozinhas profissionais. É simples: os alimentos mais velhos devem ser guardados no primeiro plano de sua geladeira ou despensa, e os produtos que você comprou mais recentemente devem ficar no fundo. ​

As frutas e os vegetais frescos devem ficar na parte mais acessível da geladeira, juntamente com o leite e outros laticínios cuja validade vai vencer em menos tempo. Na despensa, organize enlatados, massas e outros produtos de modo a deixar aqueles que vão vencer antes no primeiro plano.

Essa regra também se aplica às carnes e derivados do leite. Fique atento aos prazos de validade e congele o que não vai ser utilizado imediatamente. A carne crua pode ser conservada no freezer por entre quatro e 12 meses; carnes cozidas, por até dois ou três meses, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. Leite, queijos e outros laticínios também podem ser congelados. Uma dica de ouro é separar as carnes em porções antes de congelar.  Lembre que depois de descongelar um alimento, não devemos congelar novamente. 


Priorize as frutas e as verduras frescas 

Comece consumindo o que está mais maduro. Frutas e verduras armazenadas corretamente tem um tempo de vida prolongado. Após lavar as frutas e saladas, seque bem e armazene em potes com tampa.<<<<

Mas atenção: se algo começar a murchar ou ficar mole não significa necessariamente que deve ser jogado fora. O congelamento ou cozimento são opções para prolongar o tempo de validade dos hortifrútis

Que tal criar smoothies, cookies, tortas, bolos e pães com aquelas bananas que estão prestes a passar do ponto? Ou então aproveitar os vegetais como tomates, cenouras e abóboras ou semelhantes para assar no forno?


Use a sua criatividade! 

Aproveite o que está na geladeira e misture com o que está fresco ou congelado e transforme seus pratos. 

O arroz do almoço pode virar um bolinho no dia seguinte. A casca da banana pode se tornar um antepasto delicioso, refogue as cascas, a cebola e o alho no azeite e utilize seus temperos favoritos para dar mais sabor, mas atenção a banana precisa ser orgânica, caso contrário sua casca estará cheia de agrotóxicos. 

Sobrou pão? Faça croûtons para sua salada ou sopa. Corte os pães (de qualquer tipo) em cubinhos e os distribua em uma assadeira. Cubra com duas ou três colheres de azeite de oliva, ervas secas (pode ser manjericão, orégano, salsinha e outros) e sal. Leve ao forno por cerca de quinze minutos: você verá que os pedacinhos de pão se transformaram em petiscos dourados e crocantes.


As possibilidades são infinitas quando estamos dispostos a mudar nossos hábitos! 



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores