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 08/09/2020 - Gerenciamento em Saúde

 Dicas para melhorar o sono na quarentena

Na imagem temos uma mulher dormindo um sono tranquilo com o sol entrando pelo quarto.

A preocupação constante com o futuro pode fazer com que as pessoas tenham mais dificuldade para conseguir dormir. Os níveis de estresse por causa da mudança brusca de rotina, como trabalhar em casa, fazer as atividades domésticas e cuidar dos filhos, também podem contribuir para o surgimento da insônia.

Esse quadro pode ser revertido mudando seus hábitos. Veja algumas dicas:


Tomar banho de sol: 

A falta de exposição ao sol pode ser um dos motivos da insônia. Como estamos saindo pouco de casa, a quantidade de sol que tomamos por dia diminuiu. A falta de sol desregula o sono, já que diminui a liberação de melatonina, hormônio do sono.


Pratique atividades físicas: 

A falta de movimento faz com que a quantidade de energia que precisamos liberar por dia fique contida, assim, você apresenta maiores dificuldades para dormir a noite. Praticar exercícios é importante e causa impactos positivos até quando são feitos dentro de casa.


Tenha uma rotina:

Coma em horários regulares e de forma saudável, evite o uso de aparelhos eletrônicos duas horas antes de ir para a cama, tenha um horário fixo para dormir e acordar todos os dias e evite atividades estimulantes ao cair da tarde.


Pratique atividades calmantes antes de dormir:

O hábito de se preparar para dormir e pegar o livro ou escutar músicas relaxantes ajudam o sono a chegar. Mas evite ficar ansioso para que o sono chegue logo, o estresse pode acontecer o efeito contrário e fazer com que você desperte ainda mais.


A insônia, se acabar se tornando crônica, pode causar ansiedade, depressão, cansaço e irritabilidade. Preste atenção e se a dificuldade para dormir persistir, procure ajuda de um especialista.



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