Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 12/02/2021 - Gerenciamento em Saúde

 Entenda como o calor excessivo afeta o nosso corpo

Imagem de uma menina sentada com as pernas cruzadas no tapete da sala enquanto está comendo a metade de uma melancia.

O calor excessivo do verão pode trazer alguns danos à saúde, como a queda de pressão, tão comum nessa época do ano. Em casos de profunda desidratação, além da queda de pressão, pode ocorrer até arritmias e paradas cardiorrespiratórias.

Quando a temperatura atinge mais do que 35 °C, o equilíbrio térmico do corpo depende do grau de hidratação e da capacidade do corpo humano de trocar calor com o meio via transpiração. Esses dois fatores são importantíssimos para sobreviver em temperaturas altas, portanto não esqueça de tomar bastante água.

O Brasil é um país tropical em que a temperatura pode chegar até 40°C em algumas regiões, principalmente no Nordeste e Sudeste. Com essas temperaturas muito elevadas, pode acontecer um fenômeno nos nossos organismos chamado de desnaturação proteica.

A desnaturação consiste em um desarranjo estrutural e funcional dos substratos proteicos que constituem todos os órgãos e estruturas do corpo. Esses substratos têm um papel primordial para as reações químicas que acontecem no circuito metabólico de cada órgão. A sua insuficiência impacta diretamente na manutenção da saúde os órgãos.

Para evitar que isso aconteça, veja as dicas que temos para realizar no verão:

  • Ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia;

  • Usar roupas leves e de cores claras;

  • Pessoas que transpiram em excesso devem repor a água em quantidades maiores;

  • Reduzir consumo de produtos como cafeína ou outro estimulante metabólico;

  • Praticar atividades físicas ao ar livre, mas evitando os horários de sol intenso. Prefira horários como entre as 8h e 10h, e à tarde depois das 17h.

Cuide da sua saúde e se proteja no verão!


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores