O calor excessivo do verão pode trazer alguns danos à saúde, como a queda de pressão, tão comum nessa época do ano. Em casos de profunda desidratação, além da queda de pressão, pode ocorrer até arritmias e paradas cardiorrespiratórias.
Quando a temperatura atinge mais do que 35 °C, o equilíbrio térmico do corpo depende do grau de hidratação e da capacidade do corpo humano de trocar calor com o meio via transpiração. Esses dois fatores são importantíssimos para sobreviver em temperaturas altas, portanto não esqueça de tomar bastante água.
O Brasil é um país tropical em que a temperatura pode chegar até 40°C em algumas regiões, principalmente no Nordeste e Sudeste. Com essas temperaturas muito elevadas, pode acontecer um fenômeno nos nossos organismos chamado de desnaturação proteica.
A desnaturação consiste em um desarranjo estrutural e funcional dos substratos proteicos que constituem todos os órgãos e estruturas do corpo. Esses substratos têm um papel primordial para as reações químicas que acontecem no circuito metabólico de cada órgão. A sua insuficiência impacta diretamente na manutenção da saúde os órgãos.
Para evitar que isso aconteça, veja as dicas que temos para realizar no verão:
Ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia;
Usar roupas leves e de cores claras;
Pessoas que transpiram em excesso devem repor a água em quantidades maiores;
Reduzir consumo de produtos como cafeína ou outro estimulante metabólico;
Praticar atividades físicas ao ar livre, mas evitando os horários de sol intenso. Prefira horários como entre as 8h e 10h, e à tarde depois das 17h.
Cuide da sua saúde e se proteja no verão!