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 11/12/2020 - Atividade Física

 Entenda por que descansar entre os exercícios é essencial

Imagem de uma mulher ajoelhada no seu tapete de exercícios enquanto mexe no celular e segura uma garrafa de água.

Você sabia que quando falamos em exercícios o repouso também é uma parte importante da nossa rotina? Ele faz parte de um tripé – juntamente com um exercícios adequados e uma alimentação balanceada – capaz de transformar nosso corpo. 

É comum que as pessoas pensem que com o repouso estariam sabotando seus treinos e desviando dos objetivos traçados, mas é preciso compreender que descansar é essencial. É no período de repouso que o nosso corpo trabalha na recuperação dos músculos. 

Para entender melhor como isso acontece é preciso conhecer a reação dos músculos aos exercícios realizados. Geralmente depois de treinos moderados e intensos ocorrem microlesões nas fibras musculares iniciando um processo inflamatório no local. Sabe aquela dorzinha chata que aparece no dia seguinte? Ela mesma, que acontece em qualquer pessoa, desde atletas (profissionais ou amadores) até os praticantes de atividades mais comuns como pilates e musculação. 

Essa dor faz parte de um processo de adaptação do sistema neuromuscular após o exercício físico e é exatamente neste momento que o descanso faz-se necessário. Dor muscular persistente, fadiga,  esgotamento, dores articulares, sinais de lesões e alterações emocionais, como cansaço e irritabilidade, problemas para dormir e redução de desempenho são sinais de que é hora de descansar e dar espaço para o corpo se adaptar às mudanças.

Abaixo você confere uma lista de benefícios que podemos alcançar quando respeitamos e ouvimos os sinais do nosso corpo.  


Mais crescimento muscular

Como dissemos anteriormente, o exercício cria microlesões na fibra muscular e o repouso auxilia no processo de reparação, crescimento e consequente fortalecimento. Assim, a microlesão associada a fase de descanso permite o reparo necessário para hipertrofia e hiperplasia. 


Reduz o risco de lesões 

Quando não fazemos o repouso, nosso corpo fica sobrecarregado. Essa sobrecarga pode aumentar a probabilidade de fazermos os movimentos incorretamente causando lesões. Além disso, treinar demais aumenta os riscos de lesões por uso excessivo, que podem nos manter parados por muito mais tempo. 


Melhora no desempenho  

Seguir a rotina normal, aumentar os estímulos e progredir no treino só é possível quando descansamos o suficiente. O descanso melhora a disposição e previne a fadiga, o que prepara o corpo para uma rotina de exercícios constante. 

É também importante ressaltar que este descanso não significa necessariamente passar um dia inteiro olhando para o teto, de pernas pro ar. Este repouso pode ser uma pausa ativa. Por exemplo, se hoje fizemos um treino de musculação, amanhã poderemos recuperar fazendo um treino aeróbico leve ou moderado. Movimentar-se arrumando a casa, fazendo caminhadas e alongamentos ajuda muito na manutenção da disposição sem deixar que o esgotamento tome conta do nosso corpo. 

Outro ponto está relacionado à alimentação. Muitos de nós aproveitam o dia de descanso para comer tudo o que não comemos durante toda a semana ou então não comemos nada. Ainda mais comum é esquecer de se manter igualmente hidratado neste dia. Então fica o último recado: descanse, mas não esqueça de manter a sua alimentação saudável. 

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