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 07/08/2020 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Ergonomia e produtividade no home office

Imagem de um homem sentado em frente ao computador. Ele está de fone de ouvido.

Com a necessidade de isolamento social, muitas pessoas tiveram que se adequar a um novo sistema de trabalho para realizar o home office. Mas,, nem todo mundo tem em casa um local adequado para trabalhar. Deixar o notebook apoiado no colo sentado na cama ou sofá e usar cadeiras que não são recomendadas para passar muitas horas sentado são situações comuns que podem trazer problemas para a nossa coluna.

Dores de cabeça, nos olhos, no pescoço e nas costas; escoliose, hiperlordose e tendinites são alguns dos problemas que se pode desenvolver devido a má postura. Por isso, precisamos prestar atenção ao lugar em que vamos trabalhar, escolhendo uma parte da casa apta para isso. Trabalhar deitado no sofá e na cama pode até parecer confortável, mas não faz com que você consiga manter uma boa postura.


Produtividade

A má postura não afeta somente a sua saúde física, ela pode afetar diretamente a sua produtividade no trabalho. Muitas pessoas não se adaptam ao home office porque não entendem que devem tentar manter ao máximo uma rotina igual a que mantinham no local de trabalho.

Prefira sentar em uma mesa com uma cadeira e cuide sua postura, isso vai ajudar a melhorar a sua disposição para o trabalho e pode melhorar também a sua produtividade. Faça intervalos durante o dia, movimente-se pela casa e faça alongamentos para esticar suas pernas e sua coluna, além de descansar os olhos da tela do computador.


Rotina

Como citamos antes: é preciso entender que não é porque você está em casa que deve desregular seus horários. Tente manter um horário regular para acordar e outro para dormir, para realizar exercícios físicos e estipular os horários das refeições. Preveja o que você fará durante o dia para não se perder, listas ajudam muito na organização. 


Agora, veja algumas dicas simples para manter a sua postura:

  • Encoste toda a lombar no encosto da cadeira. Uma almofada pode ajudar e deixar mais confortável.

  • Os pés devem ficar encostados no chão. Nada de ficar com eles pendurados.

  • A altura da tela do monitor não deve ficar abaixo e nem acima da linha dos olhos para que não afete a cervical. Uma pilha de livros pode ajudar se estiver baixo demais.

  • Prestar atenção na postura até nos momentos de descanso. Por exemplo, quando estiver deitado vendo filmes, não “escorregue” no sofá ou na cama. Use um travesseiro no encosto do sofá ou da cama e outro embaixo dos joelhos.

Cuide da sua postura e evite dores na quarentena!



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