Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 08/04/2020 - Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Está de home office? Aprenda a executar seu trabalho com eficácia de casa

Imagem de homem sentado em frente ao notebook com fones de ouvido.

​​Devido a pandemia do COVID-19, muitas pessoas estão trabalhando de casa para poder seguir com a recomendação da quarentena. Porém, trabalhar em home office pode ser um desafio para algumas pessoas. A falta de espaços e equipamentos adequados, por exemplo, podem ser fatores que prejudicam o ritmo de trabalho.

Além disso, dentro de casa temos diversos estímulos que podem atrapalhar o nosso foco. Pode ser a televisão, aquela paradinha para fazer uma faxina ou cozinhar, até mesmo as outras pessoas da casa e animais de estimação. Aprenda algumas dicas para manter a  produtividade trabalhando de casa:


Seja organizado

Separe um lugar da casa para ser seu escritório improvisado com mesa e cadeira. Na ausência de uma escrivaninha, pode ser até a mesa de jantar. Crie um ambiente semelhante ao do seu trabalho e mantenha as coisas à sua volta organizadas, desta forma você sempre vai encontrar o que precisa. Organizar o trabalho em si também é importante, use post-it, planner ou agenda para anotar suas tarefas do dia. Planeje uma rotina com hora para acordar, começar a trabalhar e evite ficar de pijama, assim você cria ânimo para começar o dia.


Faça uma revisão no seu computador

Para ter sucesso no seu trabalho, é importante que a sua principal ferramenta, o computador, esteja em bom estado. Baixe um antivírus ou revise se o seu está atualizado, veja as atualizações pendentes do sistema e faça uma limpa no seu HD, computadores lotados costumam ficar um pouco lentos.


Faça um playlist

 Para quem gosta, a música pode ajudar a focar em seu trabalho. Colocar os fones de ouvido e desligar do mundo exterior ajuda na concentração de muitas pessoas.​


Desligue as notificações

O celular pode ser um vilão da concentração, tente não misturar o pessoal com o profissional. Estabeleça horários de pausa para dar uma respirada, fazer um lanche, se espreguiçar e andar pela casa, são nestes momentos que você pode aproveitar para dar uma olhada no celular.

Torne este momento de isolamento o mais fácil e agradável para você. Organize sua rotina com base nos seus picos de trabalho e nos seus momentos de concentração, além​ de manter diálogo com as pessoas que trabalham com você! 


E ao sair, lembre-se de tomar os devidos cuidados ao voltar

A melhor forma de se cuidar, é prevenir. Por isso é importante que ao voltar para casa, certos cuidados sejam tomados, como:

  • Não tocar em nada antes de se higienizar

  • Tirar os calçados  antes de entrar e colocar as roupas em uma sacola 

  • Deixar bolsa, chaves, carteira e outros objetos dentro de uma caixa na entrada

  • Tomar banho. Se não der, lave bem as mãos e as partes expostas

  • Limpar celular, óculos, chaves e demais objetos  com água e álcool gel

  • Higienizar sacolas antes de guardar

  • Lavar as patas dos pets.

Lembre-se: não é possível fazer uma desinfecção total. O objetivo é reduzir o risco.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores