Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 26/12/2018 - Notícias; Gerenciamento em Saúde

 Exercício Físico e o combate a depressão

Uma mulher corre na esteira. Sobre a imagem se lê "#cuidardevocê".

A célebre frase "mente sã em corpo são" ilustra o fato de que o homem precisa exercitar o corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo. Hoje, a depressão é uma das doenças que mais incapacita o ser humano, além disso, é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes – uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens podem vir a ter crises depressivas durante a vida, desde a juventude até à terceira idade.

A depressão caracteriza-se por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira perceber a realidade e a vida. Na pessoa deprimida, há uma falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimentos de tristeza, falta de confiança em si própria, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e descrença.

Entretanto, a prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ainda, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.

O exercício físico libera no cérebro substâncias, entre elas a endorfina, que proporciona uma sensação de bem-estar e prazer. Uma caminhada rápida durante 20 a 30 minutos, três a cinco vezes por semana, por exemplo, pode ser uma grande ajuda para gerir melhor o stress.  

Você sabia que a Unimed Porto Alegre oferece a Caminhada Orientada, aberta a todos que queiram praticar algum exercício e cuidar da saúde? Para participar é necessária a apresentação de atestado médico. Clique aqui​ e confira a agenda completa de atividades**. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4004-2040.


**Todas as programações estão sujeitas a alterações de data, horários ou número de vagas disponíveis. Aguarde: a Unimed Porto Alegre entrará em contato para confirmar sua participação.


Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores