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 09/10/2020 - Gerenciamento em Saúde; Atividade Física

 Exercícios na rua e máscara: dicas para você movimentar o corpo em segurança

Imagem de uma mulher com máscara, cabelo preso e blusa azul correndo ao ar livre.

​​Durante a quarentena, as atividades realizadas na rua foram limitadas,  apenas às que fossem essenciais, como ir ao mercado, farmácia etc. Porém, com a flexibilização das regras de isolamento, as atividades físicas na rua foram liberadas em alguns lugares, desde que as medidas de proteção necessárias fossem respeitadas.

A orientação de ficar em casa e de evitar aglomerações permanece, mas fazer exercícios em parques mantendo distância de outras pessoas, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para recarregar as energias e se distrair um pouco da rotina caseira, além de combater o sedentarismo e viabilizar algum contato com ambientes mais naturais.


Em se tratando de COVID-19 não há consenso em muito tópicos, nem mesmo na comunidade médica, mas algumas dicas podem ser seguidas para tornar a prática de atividade física mais segura:

  • Faça atividades individuais (caminhada, corrida, bicicleta) ou esportes que não tenham contato próximo com outra pessoa, como tênis

  • Procure fazer a atividade em locais ou horários com pouca circulação de pessoas

  • Siga tomando os cuidados com elevadores, corrimãos, botões e interruptores durante o seu deslocamento – tenha sempre à mão álcool gel e não leve a mão ao rosto após contato com superfícies

  • Onde houver circulação de outras pessoas, mantenha distância de 2 metros e evite interações prolongadas

  • Em locais públicos ou com circulação de outras pessoas, será necessário utilizar máscara - escolha um modelo confortável e respirável e lembre-se de trocar logo após o exercício, pois o suor, ao umedecer a máscara, reduz seu poder de proteção

Para se acostumar, principalmente se você estiver retomando os exercícios depois de um tempo sem fazer, vá aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos. Seu corpo precisa se acostumar com a máscara, já que com ela você acaba fazendo mais esforço para puxar o ar. Preste atenção nas sensações do seu corpo e não ultrapasse seu limite.

De preferência, faça os exercícios orientado por um profissional. O importante nesse momento é utilizar os exercícios para melhorar o condicionamento físico e a saúde mental, não para se desafiar. Caso perceba alguns sintomas, procure um médico pois precisa-se ficar de olho nos sistemas vascular e pulmonar e, também, porque muitas pessoas possuem o vírus sem saber.

Não esqueça de se aquecer e se alongar antes de treinar, além de se manter hidratado. Não divida equipamentos e use sua própria garrafa de água, sem dividir com outras pessoas. Se exercite!

E se você deseja incluir mais exercícios no seu dia a dia, aproveite as oficinas online de Atividades Físicas do Programa Viver Bem. Lá você encontra apoio de profissionais na prática de atividade física de maneira fácil e segura. Clique e confira a agenda. 



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