Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 16/09/2020 - Atividade Física; Gerenciamento em Saúde; Saúde do Adulto

 Exercícios que ajudam durante a menopausa

magem de uma mulher loira com os braços abertos ao ar livre. Há árvores no fundo.

​​A menopausa é uma fase da vida da mulher de muitas transformações. Alguns dos sintomas comuns de acontecerem nessa época são calor, insônia. falta de libido, cansaço, alterações de humor, ansiedade e aumento de peso. Para driblar esses sintomas, uma das medidas que pode ajudar seria praticar exercícios.

Se exercitar e ter hábitos saudáveis durante a vida é essencial para todos e na menopausa faz com que as mulheres sofram menos com os sintomas. Mas, nunca é tarde para começar a prática. Existem exercícios específicos que atuam diretamente no combate de cada sintoma, separamos alguns exemplos para você:


Ganho de peso

Na menopausa, o metabolismo pode ficar mais lento, o que faz com que as mulheres acumulem gordura. Já as mudanças hormonais fazem com que percam massa magra. Por isso muitas mulheres reclamam de aumento de peso depois da menopausa.

Nesse caso, é um bom exercício é a musculação, pode até ser com o peso do próprio corpo ou pode ser acompanhado de caneleiras e pesos de mão. Assim, você ganhará músculos, perderá calorias e aumentará o metabolismo.


Insônia, ansiedade e dores

Para esses sintomas, são indicados exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas, caminhadas, ou qualquer um que seja do seu agrado. A intensidade do exercício pode ser moderada. A prática também ajuda na proteção cardiovascular. E não se esqueça do alongamento, ele ajuda na preparação para o exercício além de diminuir dores articulares e musculares e, também, ajuda no relaxamento, o que melhora o sono e o humor.


Humor, libido e ondas de calor

O conjunto dos exercícios faz as pessoas se sentirem mais dispostas e aumenta a autoestima. Só de se movimentar, o humor e a libido podem aumentar.

Você não precisa exagerar na quantidade de exercícios, comece incorporando aos poucos os exercícios aeróbicos, a musculação e o alongamento durante a semana, até que se torne uma rotina.


Comece a se exercitar já!



Deixe o seu comentário

Próximas Atividades

Publicações Anteriores